"Entre os equipamentos substitutivos ao modelo manicomial es

tão os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência (Cecos), as Enfermarias de Saúde Mental em hospitais gerais, as oficinas de geração de renda, entre outros. As Unidades Básicas de Saúde cumprem também uma importante função na composição dessa rede comunitária de assistência em saúde mental. Nascidas com a redemocratização, a reforma sanitária e a reforma psiquiátrica são parte de um Brasil que escolheu garantir a todos os seus cidadãos o direito à saúde. Não é por acaso que, tanto no campo da Atenção Básica quanto da Saúde Mental, saúde e cidadania são indissociáveis."


Ao pensarmos saúde mental, a reforma psiquiátrica é repensar a relação dos profissionais da saúde com o sofrimento psíquico e com ao adoecimento mental. Com certeza essa visão passa pelo conceito de boas práticas em Saúde, sobre as quais é possível afirmar que:

Orienta à humanização no atendimento e na gestão, com ênfase à dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de saúde. Nesse aspecto, abre mão das questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e populações específicas, e a atenção especial em seu cuidado e educação/informação, partindo de suas demandas particulares, para um olhar coletivo e não segregacionista.
Propõe o uso do prontuário único do paciente, constituído das informações, sinais e imagens gerados a partir de fatos e acontecimentos relativos a esse e sua saúde e acompanhamento – de caráter sigiloso, legal e científico, a fim de servir aos diferentes membros das equipes (multi)profissionais no atendimento.
Estabelece a existência de estabelecimento de saúde com fins de prestação de assistência à população no sentido preventivo, de tratamento, recuperação e reabilitação.
É correto o que se afirma apenas em:

A)
I e II.

B)
II.

C)
III.

D)
II e III.

E)
I.

1 Resposta

  • vncvrloficial

    Resposta:

    EA B MEU MANO ENTENDEU ...

Clique aqui para adicionar a sua resposta.