1.O trato gastrintestinal é um tubo que atravessa o corpo. Está constituído por paredes musculares revestidas

por tecido epitelial e suas extremidades são delimitadas por esfíncteres de músculo esquelético. Pelo fato de o trato gastrintestinal estar aberto para o meio externo, sua cavidade luminal e seu conteúdo são considerados externos ao corpo. A função primária do trato gastrintestinal é transportar nutrientes, água e eletrólitos do meio externo para o meio interno do corpo. A comida ingerida ocorre, principalmente, na forma de macromoléculas, como proteínas e carboidratos complexos. Desta forma, o sistema digestório precisa liberar enzimas para degradar alimentos em partículas que sejam pequenas o bastante para serem absorvidas e distribuídas pelo organismo.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Os processos digestórios descritos permitem reflexões a respeito do destino dos nutrientes no organismo, bem como o funcionamento de todas as células que compõem os mais variados tecidos e órgãos. Como seres heterotróficos, os seres humanos necessitam de energia advinda de determinadas categorias de alimentos, assim, todas as células utilizam energia para desempenhar suas funções.

Dessa forma, com base em seus estudos a respeito do assunto, organize a ordem correta correspondente as funções das organelas desde a ingestão dos alimentos até sua conversão em energia listadas a seguir.

I. No retículo endoplasmático rugoso são produzidas enzimas digestivas, que serão exportadas das células.
II. O complexo golgiense recebe enzimas para serem empacotadas em vesículas membranosas que, do polo apical da célula, são liberadas para luz do trato digestório.
III. Após serem absorvidos e distribuídos para todo o organismo, os nutrientes são destinados à diversas funções, sendo alguns utilizados pelas mitocôndrias como substrato para síntese de ATP.
IV. O ATP tem função essencial de armazenar energia para as atividades básicas das células, como alguns tipos de transporte de substâncias entre os meios intra e extracelular.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
I, III, IV, II
III, IV, I, II
II, I, IV, III
III, IV, II, I
I, II, III, IV

1 Resposta

  • Isabillypyc

    Apenas a afirmativa I está correta.

    Explicação:

    A partir do caso citado é possível observar que:

    É descrito na literatura uma maior incidência de surdez entre pacientes com insuficiência renal tratados com antibióticos aminoglicosídeos devido à ocorrência da superdose relativa. No caso citado é provável que tenha ocorrido esta reação adversa, no qual o fármaco é administrado em doses habituais, mas suas concentrações plasmáticas extrapolam a janela terapêutica, por variações farmacocinéticas, como diminuição da eliminação do fármaco na doença renal, levando a uma reação adversa ao medicamento (RAM): os sintomas de surdez. Assim, Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.