1) Pólipos são uma saliência benigna, decorrente de infecção, podendo serem muitos ou sozinhos. São

mais comuns em multíparas, podendo surgir no colo do útero e no útero. Os pólipos cervicais aparecem após o início da menstruação e são de coloração branca acinzentada. Os pólipos endocervicais aparecem em mulheres com idade entre 40 e 60 anos e são mais comuns que os cervicais, tem coloração vermelha e são localizados no endométrio e sua incidência aumenta com o passar dos anos.

Com base nas informações acerca de tumores benignos do aparelho reprodutor feminino, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. São diagnosticados quando o colo uterino é visto em exame especular anual, são assintomáticos e podem causar leve sangramento anormal, a metrorragia.

PORQUE

II. Os pólipos são tumores malignos compostos por tecido muscular e fibroso no útero, aparecem na camada submucosa intramural ou subserosa, que dependem de estrogênio e crescem bastante durante o período reprodutivo, consequentemente diminui durante a menopausa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ESSA E CORRETA (C)

Alternativa assinalada
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

2)
As mulheres correm um grande risco de desenvolver câncer ao longo de sua vida, por isso os programas de rastreamento e detecção são de extrema importância, principalmente porque alguns podem ser evitáveis e tem relação com o estilo de vida. No câncer do colo uterino, também conhecido como câncer de cérvice, pesquisadores estimam que a forma não-invasiva é quatro vezes mais comum do que a forma invasiva. A diminuição da taxa de mortalidade se dá devido ao exame Papanicolau (preventivo ginecológico), o qual detecta o câncer e as lesões pré-cancerosas.

CURADO, Ana Carolina de Castro. Tópicos Especiais em Enfermagem I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2018.

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. Se inicia com alterações anormais na superfície e revestimento da cérvice, na junção escamo-colunar do colo.

II. O primeiro fator é o Papilomavírus humano (HPV), contraído por ato sexual, portanto se torna causa do desenvolvimento deste tipo de câncer e seu precursor (displasia do colo uterino, ou crescimento desordenado das células anormais).

III. Alguns fatores podem estar associados, como idade precoce de relação sexual, baixa condição socioeconômica, parceiros promíscuos, relação sem proteção, histórico familiar, tabagismo, uso de anticoncepcionais orais, infecção por HPV, múltiplos parceiros, imunodepressão e infecção crônica por clamídia ou herpes genital.

IV. Quando em estado avançado apresenta dor pélvica, nas pernas e na lombar, perda de peso, fraqueza e fadiga, diarreia sanguinolenta, paralisia de membros inferiores e até fraturas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. ESSA CORRETA (C)

Alternativa assinalada
d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

e)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

RESPONDER

kellysouzacristine está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.