23. Um casal onde o homem é do grupo A e a mulher é do grupo AB tiveram o primeiro filho é do grupo

A. Qual a probabilidade do próximo filho ( independente do sexo) ser do tipo O?

1 Resposta

  • ClaudioOliveraAluna

    A partir das informações que a questão nos fornece, podemos afirmar que a probabilidade desse casal ter um descendente com sangue O, é de 0%. E para entendermos o motivo, é válido nos lembrarmos de algumas coisas do sistema sanguíneo ABO.

    E do que temos que nos lembrar ?

    Temos que nos lembrar que esse sistema sanguíneo, possui 4 sangues :

    egin{cases}Sangue~A~(codificado~pelo~genacute{o}tipo~homozigoto~I^AI^A~ou~pelo~heterozigoto~I^AiSangue~B~(codificado~pelo~genacute{o}tipo~homozigoto~I^BI^B~ou~pelo~heterozigoto~I^BiSangue~AB~(codificado~pelo~genacute{o}tipo~I^AI^B)Sangue~O~(codificado~pelo~genacute{o}tipo~homozigoto~recessivo~ii)end{cases}

    Tendo posse desses genótipos e fenótipos, vamos entender o motivo desse casal não poder ter um descendente com sangue O.

    Ela nos disse que um casal onde o homem é do grupo A e a mulher é do sangue AB tiveram o primeiro filho que nasceu com sangue A. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade do próximo filho (independente do sexo) ser do sangue O.

    Como visto anteriormente, uma pessoa com sangue AB vai ser dado pelo genótipo I^AI^B unicamente, enquanto que uma pessoa com sangue A pode possuir 2 genótipos, entretanto, ao realizarmos os cruzamentos, nós concluímos que em nenhum caso, o casal poderá ter um descendente com sangue O, e vamos comprovar isso com cruzamentos.

    Sendo o homem homozigoto :

                     I^A             I^B

    I^A            I^AI^A         I^AI^B      

    I^A            I^AI^A        I^AI^B

    A partir da análise desse cruzamento, nós concluímos que nenhum descendente possuirá grupo sanguíneo O.

    Sendo o homem heterozigoto :

                   I^A            I^B

    I^A          I^AI^A         I^AI^B

    i            I^Ai             I^Bi

    A partir da análise desse quadro de Punnett, nós concluímos que assim como o cruzamento anterior, ninguém nascerá com sangue O.

    Mas por que a questão especificou 'independente do sexo' ?

    Isso ocorreu porque em questão de genética, quando a questão especificar o sexo do descendente, seja ele menina ou menino, nós devemos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas, então por exemplo, se a questão não tivesse especificado que não era para levarmos em conta o sexo do descendente, ainda continuaria sendo 0%, porque não iria nascer uma criança com sangue O, mas se ela perguntasse por exemplo a probabilidade de nascer um filho com sangue AB, se o homem fosse heterozigoto, a resposta correta seria 1/4 ou 25%, pois nós calcularíamos a probabilidade de ser menino (1/2) e multiplicaríamos pela probabilidade de ser do sangue AB (1/2), logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.

    Em suma, a partir dos cruzamentos feitos, nós percebemos que a probabilidade desse casal ter um descendente com sangue O é de 0%.

    Para mais exercícios semelhantes, acesse :

    Bons estudos e espero ter ajudado :)


    23. Um casal onde o homem é do grupo A e a mulher é do grupo AB tiveram o primeiro filho é do grupo

Clique aqui para adicionar a sua resposta.