3) Cite 02 (dois) resultados que devem ser apresentados nos pacientes após realização do procedimer aspiração

de vias aéreas.
7 nont​

1 Resposta

  • carolinegigi

    Explicação:

    s pacientes hospitalizados em unidades clínicas ou unidades de terapia intensiva em algum momento podem necessitar de uso de dispositivo de via aérea que substitua ou auxilie na manutenção de sua ventilação. O uso do tubo orotraqueal (TOT) e/ou cânula de traqueostomia são os principais instrumentos que comportam essa manutenção, permitindo instalação de oxigênio, remoção de secreções e ventilação mecânica.

    Frente à utilização desses dispositivos invasivos, os pacientes podem estar sujeitos a lesões cutâneo-mucosas nas vias respiratórias superiores e inferiores. Assim, destacam-se aspectos relacionados à segurança do paciente e o desencadeamento desses eventos adversos que podem advir do tempo de permanência de uso e, principalmente, do elenco de cuidados complexos exigidos para a manutenção desses dispositivos, em que mínimas falhas podem traduzir-se em danos irreparáveis para o paciente.

    A segurança do paciente visa à redução de danos desnecessários, envolvendo a prática de ações que minimizem as complicações ao contexto e aos dispositivos a partir dos quais se presta o cuidado( 1 ). Ainda, a segurança do paciente relaciona-se às ações destinadas à garantia da integridade das pessoas, prevenindo os eventos adversos e a prevenção da ocorrência de erros, promovendo assim, a assistência ao paciente mais segura( 2).

    Para tanto, os processos assistenciais que permeiam os cuidados dos pacientes que fazem uso de dispositivos, especialmente, aqueles que são invasivos nas vias aéreas, devem estar centrados na redução de riscos de lesões cutâneo-mucosas, orofaríngeas, laringofaríngeas, laríngeas e traqueais. Essas medidas garantem a manutenção da via respiratória, importante para a terapêutica, evitando possíveis danos temporários ou permanentes, o prolongamento de internações e, consequentemente, o sofrimento do paciente.

    Considerando a segurança para a prevenção de lesões cutâneo-mucosas em pacientes submetidos a dispositivos invasivos em vias aéreas inferiores, observa-se pouca produção científica na Enfermagem e áreas afins. Todavia, observa-se a importância de resgatar esse enfoque, considerando que essas lesões estão diretamente relacionadas aos cuidados de Enfermagem, podendo ser prevenidas a partir da inclusão de ações que garantam a segurança do paciente.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.