4) A atenção básica à saúde possui papel fundamental na política de planejamento familiar, pois os

profissionais que atuam nesta assistência devem ouvir e compreender as pessoas que procurem este serviço, auxiliando-as quanto suas necessidades e expectativas. As principais ações estão voltadas as mulheres e aos cuidados relacionados ao pré-natal, parto e puerpério e câncer de colo uterino e de mama. Os serviços de saúde, principalmente de atenção básica, devem oferecer ações educativas á pessoas, grupos ou casais, e acesso a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade que não comprometam a vida e a saúde das pessoas, garantindo direitos iguais para a mulher, para o homem ou para o casal, num contexto de escolha livre e informada.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Aconselhamento, atividades educativas e clínicas, de maneira integrada são atividades de responsabilidade exclusiva do médico da atenção básica.

b)
A ação educativa é de grande importância e deve ter a participação ativa da comunidade, considerando sempre seu conhecimento e experiências, mesmo com riscos a perder a individualidade de cada participante

c)
Prestar assistência básica parece ser simples, pois não se utiliza de grandes tecnologias, mas de uma necessidade de uma grande quantidade de informações a serem absorvidas e transmitidas, tornando-se um sistema complexo. ESSA E CORRETA LETRA (C)

Alternativa assinalada
d)
Expressar a sexualidade sem discriminação; escolha do parceiro; viver plenamente a sexualidade livre de medos; viver a sexualidade; escolher ter ou não relação sexual e independente da reprodução são realidades muito distantes de países como o Brasil.

e)
A maternidade é um dever das mulheres, garantido pelo Estado, mediante ações e estratégias que promovam o compromisso e responsabilidade da população.

5)
Há uma necessidade de implantar protocolos nos serviços de saúde, tanto na atenção primária, quanto nos níveis de maior complexidade, a fim de identificar a violência contra a mulher e o risco de morte. A mulher deve ser ouvida sem julgamentos e sem pressão, portanto traçar planos de cuidado, ajudar na construção para auxílio e suporte, além disso, devemos identificar quando se tratar de uma situação de risco imediato para que consigamos agir rapidamente na proteção da vítima. Resumindo, deve-se elaborar um plano terapêutico individual para cada mulher afetada pela violência.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A assistência de enfermagem deve ser realizada de maneira bem planejada a fim de promover a denúncia do agressor em detrimento da segurança da mulher.

b)
A segurança e o acolhimento que a mulher tanto precisa, sempre com respeito e satisfazendo suas necessidades individuais, é obtido a partir do enquadramento do agressor, que posteriormente terá a oportunidade de se redimir voltando ao convívio domiciliar com a vítima.

c)
É função do enfermeiro, que identifica situação de violência familiar, estabelecer um vínculo de confiança para que consiga realizar um histórico da violência. ESSA CORRETA LETRA (C)

Alternativa assinalada
d)
A enfermagem deve encaminhar as vítimas aos órgãos competentes, somente quando não há mais diálogo entre vítima e agressor.

e)
Nos casos de suspeita ou confirmação da violência, tanto em serviços públicos quanto em privados, após o acolhimento e atendimento, o CAT deve ser devidamente preenchido.

RESPONDER

Kailanerayssa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.