4- A paciente ASM de 70 anos apresenta dores no peito sempre que realiza atividades físicas como caminhadas

longas e corrida. Sabendo que a paciente acima descrito é portadora de Angina pectoris é correto afirmar: (100 pontos)

a. A angina sempre será causada por aterosclerose, sendo portanto o primeiro tratamento sempre a dieta e atividade física.
b. Essa paciente se beneficiaria do uso de isossorbida por via sublingual somente nos momentos da crise.
c. O uso contínuo de bloqueadores dos canais de cálcio ajudariam na redução da contratilidade vascular e consequentemente na redução da dor.
d. Para esse paciente é indicado o uso de anticoagulantes para a redução do trombo que está causando a angina.

1 Resposta

  • Superlucas

    A)

    Explicação:

    Bloqueadores dos canais de cálcio:

    O íon cálcio é um importante mensageiro intracelular, sendo fundamental nos mecanismos de excitação e contração da musculatura lisa do miocárdio e dos vasos. Além disso, as correntes de cálcio são necessárias para a atividade marcapasso do nó sinoatrial e do sistema de condução atrioventricular.

    O íon cálcio penetra no citoplasma celular através de diferentes canais; no sistema cardiovascular, os canais mais importantes são os voltagem-dependente (dependente de um estímulo elétrico) e o receptor-dependente (estimulado por agonistas, como, por exemplo, isuprel).

    Betabloqueadores:

    São uma classe de fármacos que têm em comum a capacidade de bloquear os receptores beta da noradrenalina. Possuem diversas indicações, particularmente como antiarrítmicos, anti-hipertensores e na protecção cardíaca após enfarte do miocárdio.

    A sua ação é assim uma inibição por competição e depende da razão entre as concentrações betabloqueador/catecolamina.

    Este bloqueio simpático provoca uma diminuição da contractilidade e da velocidade contração cardíacas, diminuição da frequência cardíaca, sobretudo no esforço ou ansiedade. Estas ações levam a uma diminuição do consumo de oxigénio pelo miocárdio (uma das razões do seu efeito benéfico na doença coronária). Diminuem a velocidade de condução do estímulo eléctrico cardíaco e aumentam o tempo de condução no nódulo auriculoventricular. São muito úteis no tratamento da taquicardia supraventricular.

    Apesar de meus estudos, recomendo procurar um profissional em Famacologia.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.