8Segundo Hironaka et al. (2012), os reatores nucleares de pesquisa, utilizados para produção de radioisótopos,

possuem um núcleo de urânio-235, com enriquecimento de 20%, que se encontra aberto e submerso em uma piscina com água (H2O puríssimo) circulante, a qual tem a função de resfriar o reator. Existem três maneiras de se realizar a produção de um radioisótopo em um reator nuclear. Sobre essas produções, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Ativação.
II- Separação dos radionuclídeos.
III- Transmutação.

( ) Considerada mais complexa, consegue produzir radioisótopos de alta atividade e, consequentemente, grande quantidade de radiação.
( ) Processo em que os isótopos são colocados em posições específicas no reator, e começam a ser bombardeados pelos nêutrons originados do processo de fissão no núcleo de urânio.
( ) Nesse processo não há perda ou ganho de prótons, mantendo o número atômico preservado. Isso acontece pela estabilidade temporária causada pela emissão de radiação gama.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: HIRONAKA, Fausto Haruki; SAPIENZA, Marcelo Tatit; ONO, Carla Rachel; LIMA, Marcos Santos; BUCHPIGUEL, Carlos Alberto. Medicina nuclear: princípios e aplicações. São Paulo: Atheneu, 2012.
A) I - II - III.
B) I - III - II.
C) III - I - II.
D) II - III - I.

RESPONDER

ClaudioOliveraAluna está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.