A aterosclerose é um processo que está relacionado a uma resposta inflamatória crônica da parede arterial,

iniciada por uma lesão do endotélio, cuja progressão é mantida pela interação entre as lipoproteínas modificadas, macrófagos derivados de monócitos, linfócitos T e constituintes celulares normais da parede arterial. Várias hipóteses são formuladas para explicar os processos envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. A hipótese da resposta à injúria considera o processo patológico venoso o evento final da aterosclerose.

II. A teoria da resposta à retenção afirma que a interação entre as lipoproteínas e a matriz é o ponto crítico da aterosclerose.

III. A hipótese da modificação oxidativa ressalta a importância da oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) como o principal fator desencadeante da doença.

IV. A aterosclerose é uma doença que envolve mecanismos complexos, dentre os quais, destacam-se a relação dos produtos gerados durante os processos de peroxidação lipídica com as alterações nas partículas de LDL.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, III e IV, apenas.

b.
I, II, III e IV.

c.
II, III e IV, apenas.

d.
I, II e III, apenas.

e.
I, II e IV, apenas.

RESPONDER

Kauany está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.