A avaliação do sistema leucocitário é indispensável no

tratamento de qualquer paciente. As alterações quantitativas e qualitativas dos leucócitos em circulação fornecem informações importantes para o diagnóstico e o tratamento de vários processos patológicos. Analise as informações das condições clínicas apresentadas abaixo e marque a opção correta:

Caso 1:
Leucometria =20.000/rnm3. Bastonetes =10% - valor absoluto =2.000/mm3. Metamielócitos =6% -valor absoluto =1.200/mm3. Mielócitos =2% - valor absoluto =400/mm3. Neutrofilia relativa e absoluta.

Caso 2:
Paciente apresentando alteração nos leucócitos com a seguinte descrição:
“Alteração caracterizada pela redução do número de segmentos nucleares dos granulócitos e está ocasionalmente associada com agranulocitose, leucemias e mieloma múltiplo.”

I. Pode-se afirmar que o leucograma apresentado no caso 1 mostra alterações da série granulocítica, provavelmente em resposta à um processo infeccioso, o que justifica a maior liberação da população de neutrófilos de reserva.
II. No caso 1, a presença de maior quantidade de bastonetes e (ou) de células mais jovens da série granulocítica indica a presença de desvio à direita.
III. A neutrofilia observada no caso 1 pode ser decorrente de um processo infeccioso. Neste caso, ainda poderiam ser encontradas inclusões nos neutrófilos, como corpos de Döhle e vacúolos citoplasmáticos. Em processos infeciosos pode ocorrer leucocitose, além de neutrofilia com desvio à esquerda escalonado.
IV. No caso 2, pode-se afirmar que a alteração leucocitária descrita corresponde à anomalia de Pelger Hüet.



A
I, II e III estão corretas

B
I e III estão corretas

C
I, III e IV estão corretas



D
II, III e IV estão corretas


E
Apenas I está correta

RESPONDER

beaomano está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.