A crescente incidência das doenças cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante

para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, hipertensão e dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável. Com base no texto e considerando um plano alimentar cujo objetivo é diminuir os fatores de risco que possam contribuir para o aumento de ocorrência das Doenças Cardiovasculares, avalie as afirmações a seguir.

I. O consumo de fibras alimentares insolúveis resulta em benefícios diretos para a redução das Doenças Cardiovasculares, por diminuir as concentrações séricas da LDL­C, melhorar a tolerância à glicose e controlar o diabetes tipo 1.

II. O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos.

III. A carência de minerais ­ como potássio, cálcio e, possivelmente, o magnésio ­ associada ao excesso de sódio na alimentação, pode estar relacionada a níveis mais altos de pressão arterial.

IV. O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para Doenças Cardiovasculares, por sua ação antioxidante na LDL­C e da modesta atividade antiplaquetária e anti­inflamatória.

É correto apenas o que se afirma em:
A)II, III e IV.

B)III e IV.

C)I, II e IV.

D)I e III.

E)I e II.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.