A desinfecção dos produtos hospitalares consiste em um processo de eliminação de microrganismos presentes

em superfícies e artigos, porém com menor poder letal que a esterilização, pois não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente os esporos (FAVERO, 2001).
I. Desinfecção de baixo nível tem ação bactericida na forma vegetativa e sua ação contra os fungos é relativa. No entanto, não tem ação contra os esporos, os vírus não lipídicos, as microbactérias (bacilo da TB);
II. Desinfecção de nível intermediário possui uma ação virucida, fungicida e bactericida para formas vegetativas. Não destrói esporos (Bacillus subtilis, Clostridium sporogenes);
III. Desinfecção de alto nível destrói todas as bactérias vegetativas (porém, não necessariamente todos os esporos bacterianos), as microbactérias, os fungos e os vírus.

Estão corretos os itens:
Escolha uma:
a. I e III.
b. II e III.
c. Somente III.
d. I, II e III.
e. I e II.

1 Resposta

  • Fernanda

    A alternativa I e II estão corretas.

    A desinfecção de alto nível destrói tudo, todos os microrganismos, esporos, vírus, fungos, nada sobrevive, até mesmo as proteínas são totalmente desnaturados e perdem as suas funções.

    A desinfecção é uma pare importante de processo de gestão de um ambiente de saúde, as praticas de esterilização também são importantes.

    A desinfecção e a esterilização visam manter os produtos hospitalares livres de microrganismos para evitar contaminação por via iatrogênica.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.