A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença a qual podemos usar de prevenção e tratamento,

com alguns efeitos extrapulmonares significativos, que podem contribuir para a gravidade em cada paciente (Brunner e Suddarth’s, 2014; Thomaz, 2017). Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta: Escolha uma:
a. Seu componente pulmonar caracteriza-se por uma limitação do fluxo de ar, que é progressiva e está associada à resposta inflamatória do pulmão a partículas ou gases nocivos. É uma doença de interação genética e ambiental (fumo, poluição do ar, exposição ocupacional).
b. O tabagismo é a principal causa do desenvolvimento da doença; a atuação do enfermeiro no processo de prevenção é muito relevante e a aderência do paciente ao programa nacional de controle ao tabagismo é fundamental.
c. A bronquite crônica faz parte das DPOC e é definida como a presença de tosse e produção de escarro durante pelo menos 6 meses, a cada 2 anos consecutivos.
d. O enfisema pulmonar é um termo que descreve uma distensão anormal dos espaços aéreos além dos bronquíolos terminais, com destruição das paredes do alvéolo.
e. Na fisiopatologia da DPOC, ocorre inflamação crônica das vias aéreas centrais e periféricas, parênquima e vasos pulmonares em resposta à inalação de partículas e gases nocivos, com acúmulo principalmente de macrófagos, neutrófilos e linfócitos T.

RESPONDER

mariaeduardadeolivei está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.