A estatistica é um ramo da matemática que possui métodos apropriados para a coleta, a apresentação,

a análise e a interpretação de dados de observação. Podemos aplicar a estatística em diversas áreas do conhecimento. Uma delas é a área da saúde, onde a chamamos de bioestatística. Esta, está diretamente relacionada com a epidemiologia, que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas. A estatística está diretamente e indiretamente relacionada no cotidiano e nas pesquisas realizadas em laboratórios, para saber quais métodos de tratamentos são melhores em casos especificos e como deve ser projetado e implementado de maneira geral na sociedade. Para o lançamento de um novo medicamento no mercado, é preciso realizar uma análise detalhada e uma verificação da efetividade do novo componente quando aplicado na população. E é aí que entra o conhecimento da estatistica. Também tem os casos de quando uma cirurgia está para ser realizada, há sempre uma chance, mesmo que seja minima, de haver falhas operação, pois estaremos lidando probabilidades. É importante que os agentes da saúde tenham um conhecimento, mesmo que previo da área, para decidir se eles podem acreditar ou não nos resultados apresentados na literatura médica, pois com isso poderão aplicar os resultados de pesquisa nos pacientes e assim, realizar um melhor procedimento com mais seurança. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A estatística é um dos pilares da epidemiologia, pois por meio dela é possível quantifiear e analisar dados a respeito da mortalidade, da morbidade da incidência de doenças da eficiência de medicamentos, vacinações e ações em saúde.

II Por meio da bioestatística os profissionais de saúde podem compreender resultados de pesquisas e podem aplicar métodos diagnósticos e tratamentos com maior eficiência no cuidado.

III Em saúde pública e em pesquisas em geral são observados subconjuntos de individuos, ou seja, amostras, devido aos custos, à demora dos eensos, a impossibilidade de examinar toda a população e ainda por questões éticas.

IV É muito importante o cálculo do tamanho da amostra, uma vez que mostras excessivamente grandes acarretam desperdicio de tempo de dinheiro, enquanto amostras muito pequenas podem levar a restitados não confiáveis

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

RESPONDER

Ristermit está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.