A Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudá

vel, Atividade Física e Saúde é um documento que foi publicado pela Organização Mundial da Saúde, oriundo de um acordo entre os países membros. Ele que sugere a formulação e implementação de linhas de ação efetivas para reduzir substancialmente as mortes e doenças em todo o mundo causadas principalmente pela má alimentação e o sedentarismo, que são os maiores fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis. Essas linhas de ação terão condições de ser implementadas pelo estabelecimento de políticas e investimentos em vigilância, pesquisa e avaliação, capacitando mão de obra e disponibilizando estrutura física e humana suficiente para tanto. Entre as recomendações relacionadas à alimentação e nutrição, o Minis­tério da Saúde tem vários instrumentos publicados, entre eles o Guia Alimentar para a População Brasileira, que inclui em seu conteúdo a pirâmide dos alimentos, com muitas informações em relação à quantidade e qualidade de porções dos alimentos a serem consumidos. Tendo como base uma dieta de 2.000 kcal, valor necessário para um adulto de peso e estatura medianas, a pirâmide distribui carboi­dratos, frutas e vegetais, leguminosas e oleaginosas, leite e derivados, carnes e ovos, açúcares e gorduras em diferentes grupos de acordo com a predominância de nutrientes e valor calórico.

Com o lançamento oficial do Ministério da Saúde, em 2006, e com revisão em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira traz diversas recomendações alimentares oficiais, tais como:

A) O consumo diário de duas porções de carnes, peixes ou ovos, devido ao alto valor biológico das proteínas presentes nesses alimentos e à alta biodisponibilidade do ferro presente nas carnes, principalmente nos miúdos e nas vísceras e peixes.
B) A contribuição de carboidratos deve ser de 45% a 60% do valor energético total. Desse total, 20% devem ser provenientes de carboidratos complexos e fibras, e menos de 10% de açúcares livres.
C) O consumo médio de sal pela população brasileira deve ser reduzido, pelo menos à metade, para atender ao patamar máximo de consumo recomendado, isto é, 8 g de sal per capita por dia.
D) O consumo mínimo recomendado de frutas, legumes e verduras é de 400 gramas/dia para garantir 9% a 12% da energia diária consumida, considerando uma dieta de 2.000 kcal.
E) O total de gordura trans consumida deve ser menor que 5% do valor energético total diário (no máximo 10 g/dia para uma dieta de 2.000 kcal).

Resposta Correta: D

RESPONDER

samaradelmirio está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.