A farmacoterapia representa o principal recurso terapêutico de cura e controle de doenças. Entre os fatores
determinantes do amplo uso de medicamentos pela população estão o desenvolvimento constante de novos fármacos, o uso dos medicamentos por recomendações de diretrizes clínicas e a demanda por consumo da própria população. Somado a isso, as mudanças de perfil epidemiológico e o predomínio das doenças crônicas aumentam a necessidade de múltiplos tratamentos concomitantemente, fenômeno conhecido por polifarmácia. O resultado para os pacientes é a existência de terapias de maior complexidade. Com base na atenção farmacêutica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A principal ferramenta de trabalho do farmacêutico no processo de acompanhamento farmacoterapêutico (AFT) é a informação dos fármacos, da doença envolvida e especificidade do paciente. Existem diferentes métodos para essa finalidade, os mais usados são o SOAP, o PWDT, o TOM e o Dáder.PORQUE
II. O processo de AFT de um paciente é uma das principais atividades em Farmácia Clínica. O farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de problemas relacionados aos medicamentos, de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário/ paciente, que, em um modelo tradicional de assistência farmacêutica, estariam ocultos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
isabelly6840
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
O acompanhamento farmacoterapêutico é extremamente importante para o tratamento do paciente, é a partir daí que o farmacêutico pode auxiliar o paciente na compra e no uso de medicamentos.
É importante que o medico também se envolva, é uma forma de melhorar os serviços prestados.
Ao entender melhor o funcionamento dos fármacos, a doença e as peculiaridades do paciente, é possível realizar um tratamento mais abrangente e funcional.