A glicose é o monossacarídeo com fórmula molecular C6H12O6 e que tem uma participação fundamental nos

processos bioquímicos principalmente relacionado à produção de energia. O processo catalítico da glicose denominado glicólise, é empregado por todos os tecidos para a degradação da glicose e consequente produção de energia na forma de ATP. Com relação aos mecanismos bioquímicos da glicólise assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a) O segundo ATP gasto na fase de investimento de energia da glicólise tem o seu fosfato acoplado à frutose-6-fosfato pela enzima fosfofrutoquinase, produzindo como resultado a glicose-6-fosfato.

b ) A glicólise é um processo bioquímico caracterizado pelo catabolismo da molécula de glicose em uma sequência de 8 reações enzimáticas que ao final produz um total de 5 ATPs.

c) Para que ocorra a glicólise na mitocôndria da célula muscular estriada, primeiramente é necessário o influxo de glicose para o interior através de transporte facilitado a favor de gradiente de concentração com auxílio dos transportadores GLUT-3 sensíveis à insulina.

d) Na fase em que há investimento de energia a enzima hexoquinase cliva a reação de fosforilação da glicose a partir de um ATP no carbono 6, produzindo como resultado da reação a glicose-6-fosfato que posteriormente será isomerizada em frutose-6-fosfato.

e ) O saldo final da produção de energia da glicólise é de 4 ATP que serão produzidos na última reação do processo com a fosforilação de quatro ADPs provenientes do fosfoenolpiruvato pela ação da enzima piruvato quinase resultando na formação de piruvato.

RESPONDER

Rafaela está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.