A organização civil em 1931, em São Paulo cria o primeiro curso de educação física no Brasil (SOUZA

NETO, S. et. al. 2004), com o seu desenvolvimento e expansão surge o debate da divisão licenciatura-bacharelado, defendendo a formação do professor generalista e do especialista. Na atualidade os aspectos legais, resolução Nº 6, de 18/12/2018 (CNE), orienta a construção dos currículos da graduação em educação física, com base nestes documentos aponte a assertiva que diverge destas orientações: O professor generalista é compreendido como o profissional formado sob uma perspectiva humanística, com licenciatura plena em educação física, podendo atuar tanto em sistemas educacionais formais, quanto em clubes não-formais. Já o professor especialista é entendido como o habilitado, o bacharel, aquele que escolheu um ramo particular da educação física (desporto, dança, recreação, ensino médio, etc.).

A defesa pela diferenciação entre bacharelado e licenciatura passa pelo entendimento de que ela deveria proporcionar um adequado instrumento de operacionalização, desde que não se deixe levar pelo imediatismo do mercado de trabalho e pelo corporativismo. Porém, numa análise mais ampla sobre o assunto, a Comissão dos Especialistas de Ensino de Educação Física (CEEEF, 1999) observou que o título de bacharel, na tradição brasileira, foi conferido aos indivíduos, que concluíam um ciclo de formação básica e aplicada de uma determinada área (biologia, sociologia etc.), recebendo uma sólida formação generalista e concebeu-se a licenciatura como um aprofundamento profissional.

A formação em educação física deve perfazer 3200(três mil e duzentas) horas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.

Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades, sensibilidade e atitudes requerida para o futuro exercício profissional, a formação do graduado em Educação Física terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrar-se-á em duas etapas.

A graduação em educação física abarca duas etapas a comum e a específica, aquela concluída possibilitará a autonomia do discente para escolha futura de formação específica e contempla os seguintes conhecimentos: conhecimentos biológicos, psicológicos e socioculturais do ser humano (a exemplo do fisiológico, biomecânico, anatômico-funcional, bioquímico, genético, psicológico, antropológico, histórico, social, cultural e outros), enfatizando a aplicação à Educação Física.

1 Resposta

  • Kauany

    Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio

Clique aqui para adicionar a sua resposta.