A paciente Maria Aparecida, 59 anos desenvolveu câncer de mama (mama esquerda) e será submetida a

uma mastectomia, juntamente com a retirada de alguns linfonodos axilares esquerdos para biópsia, a fim de que seja verificada a presença de células cancerígenas que se disseminaram da mama para esses linfonodos. Caso a biópsia da paciente mostre a presença destas células, a indicação é de remoção de todos os linfonodos axilares esquerdos, devido ao risco de disseminação do câncer para outros órgãos e tecidos do corpo. Caso seja feita a remoção dos linfonodos a paciente poderá apresentar inchaço no membro superior esquerdo, devido à redução da capacidade de absorção do excesso de linfa.

É importante que você, como profissional da área da saúde, tenha o conhecimento do sistema de drenagem da linfa e sua relação com o caso clínico descrito.

a) Partindo do conhecimento anatômico do sentido do fluxo da linfa e da região afetada qual o ducto recebe a linfa do membro superior esquerdo?
b) Descreva este ducto anatomicamente, mencionando sua relação com as vértebras e de quais troncos linfáticos o mesmo recebe a linfa.
c) Este ducto recebe a linfa de quais partes do corpo?
d) Onde este ducto drena a linfa recebida?

1 Resposta

  • Sabrinabrandao

    a) Ducto torácico.

    b) O ducto torácico surge anteriormente às vértebras L1 e L2 na forma de um saco alargado (cisterna de quilo),coletando a linfa de dois grandes troncos lombares que, por sua vez, drenam os membros inferiores e o tronco intestinal (responsável pela drenagem dos órgãos digestórios). Assim que o ducto torácico percorre a parte superior, recebe linfa do lado esquerdo do tórax, do membro superior esquerdo e da região encefálica.

    c) Este ducto recebe a linfa de todo o lado esquerdo do corpo e da região pélvica e membro inferior direito.

    d) No encontro da veia jugular interna esquerda com a veia subclávia esquerda.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.