A preocupação com a distribuição e causas das doenças nas populações é reportada desde a História

Antiga. Em meados de 420 anos A. C., destacou-se o papel da medicina curativa (individual) e preventiva (coletiva) com as figuras das filhas do Deus da medicina (Asclépios), Panaceia e Higeia. A primeira filha apregoava as questões da medicina curativa com uso de pharmakon (fármacos), enquanto Higeia abordava as medidas preventivas como a higiene. A partir daí, essa tensão entre a medicina curativa e preventiva sempre existiu, e permanece até os dias de hoje. Muitos estudiosos importantes surgiram ao longo do tempo para explicar o surgimento das doenças e como elas deveriam ser tratadas, e cada vez mais a epidemiologia tomou espaço dentro do campo das ciências, e atualmente, é considerada uma disciplina essencial e básica para as ciências da saúde. Considerando o contexto histórico da epidemiologia e a relação do desenvolvimento humano e das civilizações, avalie as afirmações abaixo:

I-Hipócrates de Cós é considerado o Pai da Epidemiologia, pois foi o pioneiro em estudar as epidemias e a distribuição das doenças nos ambientes, atribuindo a ocorrência das doenças aos fatores racionais (transmissão por ar, água e solo) e não sobrenatural.

II-Na Idade média, devido à prática religiosa e de magia para a cura das doenças, alastraram-se epidemias e pragas, o que despertou a retomada por medidas coletivas e de prevenção.

III-A estatística é um método capaz de analisar os riscos, os fatores de risco e os desfechos em saúde, promovendo maior confiabilidade nos resultados obtidos pelas pesquisas. Além disso, com a computadorização, a avaliação de causa e efeito tiveram maior precisão na análise estatística.
IV- O impacto dos movimentos renascentistas na formação da Epidemiologia permitem dizer que ela surgiu da consolidação de um tripé de elementos conceituais (saberes sobre a doença), metodológicos (diretrizes quantitativas) e ideológicos (práticas de transformação da sociedade): Clínica, estatística e Medicina Social, respectivamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

RESPONDER

Tai está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.