A problemática ambiental tem sido debatida exaustivamente a nível global, com base em fatos concretos que

apontam consequências nocivas à natureza, aos recursos naturais e aos seres humanos, gerando a escassez dos recursos naturais e a poluição do meio ambiente ao longo dos anos. Com a exploração desordenada destes recursos, foi necessário a criação de debates para geração de políticas e diretrizes a fim de amenizar a nível global os impactos gerados ao meio ambiente. Dentre eles, podemos destacar a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, composto por cientistas, políticos e representantes de 179 países, que juntos consolidaram uma agenda global para minimizar os problemas ambientais mundiais. DIAMICO, Manuela de Souza. Política, Economia e Meio Ambiente: o que você tem a ver com isso?. In: Formação Sociocultural e Ética. Maringá: UNICESUMAR, 2020.(adaptado). A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento tinha como objetivo:

Alternativa 1:
Promover a responsabilidade social e a garantia dos direitos fundamentais, assegurando o desenvolvimento apenas dos países desenvolvidos, para a melhoria das práticas de consumo.

Alternativa 2:
Implementar políticas e diretrizes voltadas para a melhoria da educação, das tecnologias, e do desenvolvimento agrário, promovendo a degradação do meio ambiente e a redução do efeito estufa.

Alternativa 3:
Fornecer garantias para que países que não utilizam sua quota prevista de emissões não vendam o seu excedente a outros países que necessitam de limites maiores.

Alternativa 4:
Promover mecanismos e políticas ambientais de forma a introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, como um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico.

Alternativa 5:
Desenvolver propostas de intervenção no âmbito da sustentabilidade socioambiental, de modo a contemplar somente ações de restauração ou recuperação após a ocorrência de desastres.

1 Resposta

  • Tay

    - Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.  

    - Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo),

     - Poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo;

     - Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura;

    - Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira;

    - Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto

    Explicação:

    Espero ter ajudado!!!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.