A respeito da apresentação clínica e fisiopatologia da INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: I) A insuficiência

cardíaca é um complexo fisiopatológico associado com disfunção do coração, e é um ponto terminal comum para muitas doenças do sistema circulatório.
II) A insuficiência cardíaca pode ser causada por ( 1) cargas de trabalho inadequadas colocadas sobre o coração, como sobrecarga de volume ou sobrecarga de pressão; (2) diminuição do enchimento ventricular; (3) perda de miócitos; ou ( 4) contratilidade de miócitos diminuída.
III) Os miócitos cardíacos não podem proliferar uma vez que tenham amadurecido para sua forma adulta. Contudo, há uma renovação constante das proteínas contráteis que compõem o sarcômero. Em resposta aos esforços hemodinâmicos associados com a insuficiência cardíaca, angiotensina II, TNF, noradrenalina e outras moléculas induzem a síntese de proteínas por meio de mediadores intranucleares da atividade gênica.
IV) Uma alteração tecidual observada na insuficiência cardíaca é uma quantidade aumentada de tecido fibroso nos espaços intersticiais do coração. O depósito de colágeno é devido à ativação de fibroblastos e à morte de miócitos. A liberação de endotelina leva ao depósito de colágeno intersticial. O aumento de tecido conectivo faz crescer a rigidez das câmaras e desvia a curva de volume-pressão diastólica para a esquerda
V) As alterações fisiopatológicas no nível celular são muito complexas e incluem mudanças no manejo de Ca2+, receptores adrenérgicos, aparelho contrátil e estrutura dos miócitos. Na insuficiência cardíaca, tanto o aporte de Ca2+ ao aparelho contrátil quanto a recaptação de Ca2+ pelo retículo sarcoplasmático estão lentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a. Somente a assertiva II está correta.
b. Somente a assertiva V está correta.
c. As assertivas III e IV estão corretas.
d. Todas as assertivas estão corretas.
e. Somente a assertiva I está correta.

1 Resposta

  • Fernanda

    eu acho que só a questão 1 e a correta

Clique aqui para adicionar a sua resposta.