A respeito da epidemiologia das doenças periodontais, assinale a alternativa que contém apenas itens corretos.
I O índice periodontal comunitário (CPI) é utilizado para avaliar a condição periodontal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.
II. Para avaliar a condição da inserção periodontal, tomando como base a visibilidade da junção cemento-esmalte, é utilizado o Índice de Perda de Inserção Periodontal.
III - No SB Brasil 2010, a presença de sangramento gengival foi apresentada apenas a partir da idade de 15 anos, o que sugere que as doenças periodontais se iniciam nessa faixa etária.
IV - A gengivite é um problema comum, mas não necessariamente evolui para periodontite, havendo ampla evidência de indivíduos e grupos populacionais que permanecem longo tempo com aquela, sem transição para esta.
a. I, II, III, IV
b. I, II E IV
c. II, III, IV
d. II E IV
e. I E IV
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
liviassiqueira
A alternativa correta é a I, III e IV.
A corrência de doença periodontal utilizando o Índice Periodontal Comunitário (CPI) que permite avaliar a condição periodontal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa. A análise estatística foi conduzida com cálculo da prevalência da doença periodontal na faixa etária estudada, e teste qui-quadrado para verificar as diferenças significativas das relações pesquisadas.
As reações inflamatórias e imunológicas à placa bacteriana representam as características predominantes da gengivite e da periodontite. A reação inflamatória é visível, microscópica e clinicamente, no periodonto afetado e representa a reação do hospedeiro à microbiota da placa e seus produtos.
Espero ter ajudado.