A sondagem vesical serve para o esvaziamento da bexiga e proporciona conforto imediato para pacientes com

disfunção na eliminação da urina. O sr. CS está internado há 30 dias em Unidade de Tratamento Intensivo, com diagnóstico médico de acidente vascular hemorrágico. Ao exame físico, o enfermeiro identificou presença de úlcera por pressão em região trocantérica direita, grau III; sonda vesical de demora com drenagem de urina concentrada; recebendo dieta através de sonda nasogástrica. Sobre Sondagem Vesical de Demora (SVD), assinale a alternativa CORRETA. O enfermeiro, ao identificar bexigoma, pode realizar ou orientar o técnico de enfermagem a realizar o cateterismo sem prescrição do médico.

Ao paciente que necessite de uma SVD, realiza-se de forma estéril, e a sonda é instalada a um coletor de sistema de drenagem aberto.

Na SVD, o cliente pode permanecer com a mesma sonda por tempo indeterminado, pois não há risco de infecção do trato urinário.

Ao se transferir o paciente do leito, deve-se lembrar sempre de pinçar o tubo do saco coletor para que não haja refluxo da urina da bolsa coletora para dentro da bexiga.

A bolsa coletora da sonda vesical de demora deve ser colocada sempre acima do nível da bexiga, para facilitar a drenagem e diminuir o risco de infecção.

RESPONDER

daymano está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.