A. Uma produção significativa de corpos cetônicos inicia durante os primeiros dias de jejum, atingindo

um pico a apartir do décimo dia de jejum. Mantém-se alta a cetogênese a fim de reduzir a gliconeogênese hepática a partir de aminoácidos liberados dos músculo decorrentes a ação excessiva do glucagon sobre estas células. b. O aumento da formação de corpos cetônicos durante o jejum é devido ao aumento de ácidos graxos livres que chegam ao fígado e aos altos níveis de glucagon agindo nestas células.
c. A utilização de corpos cetônicos pela maior parte dos tecidos periféricos, incluindo o encéfalo, reduz a necessidade de glicogênese a partir de esqueletos carbônicos de aminoácidos, tornando, assim, mais lenta a perde de proteínas essenciais no jejum prolongado.
d. O 3-hidroxibutirato, também chamado de beta-hidroxibutirato, é produzido exclusivamente no fígado a partir dos ácidos graxos provenientes do tecido adiposo, durante o jejum prolongado. É o corpo cetônico predominante liberado pelo fígado. Pode ser utilizado como combustível energético nos tecidos periféricos mas não no fígado.
e. A disponibilidade de corpos cetônicos circulantes é importante no jejum, porque eles podem ser utilizados como combustível por muitos tecidos, incluindo o encéfalo, desde que sua concentração no sangue seja suficientemente alta.

RESPONDER

Santosmanuele está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.