Analise o caso clínico abaixo e assinale a resposta correta: Paciente L. P. R, 20 anos, vítima de
acidente automobilístico por motocicleta sem capacete, chocou a lateral direita da cabeça contra o asfalto e foi encaminhado ao hospital IJF com os sintomas de otorragia e paralisia hemifacial direita. Aos exames radiológicos foram apresentados: fratura ao longo do teto do canal auditivo externo, ruptura de membrana timpânica e luxação do processo mastóide. * A) O paciente apresenta fratura somente na parte petrosa do osso temporal, uma vez que a paralisia hemifacial está associada ao acometimento do nervo facial, o qual tem sua passagem associada ao forame estilomastóideo, acidente anatômico localizado entre o processo estilóide e o processo mastóide do osso temporal.B) O paciente apresenta fratura em parte timpânica do osso temporal, sendo a paralisia facial relacionada ao nervo corda do tímpano, estrutura associada à fissura timpanoescamosa do osso temporal.
C) A otorragia do paciente está relacionada ao rompimento da membrana timpânica, onde o fluxo sanguíneo que emerge pelo meato acústico externo foi lesado causando extravasamento de sangue pela orelha externa.
D) A luxação do processo mastoide é a principal causa da otorragia do paciente, uma vez que o forame mastóide está relacionado à artéria timpânica inferior.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
larissamathiasolivei
A alternativa correta é a (E), a extensão adequada do pescoço demonstra as cristas petrosas imediatamente inferiores aos seios maxilares.
A realização da análise da imagem possibilita a conclusão de que o posicionamento está correto, visto que a adequada extensão do pescoço consiste em uma demonstração das cristas petrosas imediatamente inferiores aos seios maxilares.
A tomografia computadorizada consiste em um exame complementar de diagnóstico por imagem, que mostra a representação de uma secção ou fatia do corpo. Sua obtenção é a partir do processamento por computador.
Bons estudos!