Ao iniciar o estudo da avaliação nutricional, faz-se necessário apropriar-se de alguns conceitos, começando
pelo significado de avaliação, de estado nutricional e, por fim, de avaliação do estado nutricional. Assim, avaliar, de acordo com o dicionário de Aurélio Buarque, significa: "julgar"; "fazer apreciação", ou seja, comparar resultados com referências, parâmetros e valores cientificamente, tecnicamente ou politicamente aceitos. Para o conceito de "estado nutricional", adotamos o proposto por Vasconcelos (2008), por incorporar a dimensão biológica (manifestação biológica sobre o corpo da relação entre consumo e as necessidades nutricionais) e social (manifestação biológica das relações que se operam sobre o corpo no interior da sociedade). Dessa forma, o autor conceitua estado nutricional como a síntese orgânica das relações entre o homem, a natureza e o alimento, as quais se estabelecem no interior de uma sociedade". Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2018. Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas proposta: I. Muitos parâmetros da Avaliação Nutricional de indivíduos fisicamente ativos, especialmente de atletas, são de difícil interpretação. PORQUE II. Existem especificidades em cada modalidade que levam a adaptações metabólicas distintas e, claro, nunca podemos nos esquecer da individualidade biológica. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições falsas. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
fernandaa58
1 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
2 - Apenas a afirmativa I está correta.
3 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.
Explicação:
1 - Os carboidratos colaboram com a função imunológica, especialmente importante em períodos de cargas elevadas de treinos.
2 - Efeitos deletérios: I) aumento na formação de ureia, sobrecarregando o fígado (onde a ureia é sintetizada) e os rins (onde é eliminada); II) aumento da diurese, consequente da maior excreção de ureia, e, eventualmente, aumento de perdas de líquidos; III) elevação da taxa de formação de amônia, componente tóxico ao organismo.
3 - A recomendação que mais se vê, referente a parâmetros de comparação de resultados, seja de composição corporal ou de exames bioquímicos de atletas, é para que o atleta seja seu próprio controle, ou seja: cada resultado deve ser comparado com resultados anteriores do mesmo indivíduo, e não apenas com tabelas de referência padrão. Manter um contato próximo com o atleta e fazer avaliações periódicas e contínuas e os ajustes necessários, sempre em conjunto com a equipe multidisciplinar, são o melhor caminho para que os objetivos sejam alcançados.