Ao realizar visita domiciliária a uma puérpera, no quinto dia pós-parto normal, e ao recém-nascido, o

técnico de enfermagem observou que a apojadura já havia ocorrido, mas a criança apresentava sinais de sucção débil. Frente a essa situação, entre outros cuidados, o técnico deve orientar a mãe a:
F para falso, V para verdadeira.

( ) Realizar exercícios para ensinar o recém-nascido a sugar, utilizando chupeta ou bico, que deve ser movimentado como se fosse retirado da boca da criança durante os movimentos de sucção por ela realizados.
( ) Oferecer apenas uma das mamas por dia, sem interromper sua oferta após a “pega”, alternando-as ao longo da semana.
( )Ao amamentar, utilizar dispositivos intermediários de silicone, cobrindo as aréolas e mamilos para facilitar a “pega” pelo recém-nascido.
( ) Realizar exercícios para estimular o recém-nascido a sugar, tocando, com o dedo, o palato superior até o aparecimento da sucção, para então colocá-lo a mamar, imediatamente.
( ) Aplicar compressas quentes nas mamas 15 minutos antes de amamentar para aumentar a ejeção do leite e facilitar a “pega”.

1 Resposta

  • Fernanda

    Olá!


    A relação que existe entre um herbívoro e as bactérias em seu estômago é chamada de mutualismo.


    Essa relação favorece tanto herbívoro, como o boi por exemplo, quanto a bactéria. Como o herbívoro não apresenta a celulase, enzima que degrada a celulose, essas bactérias são responsáveis por essa degradação, de modo que os vegetais sejam melhor aproveitados pelo herbívoro, que em troca fornece alimento e abrigo para as bactérias.


    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.