As causas de alteração de cor podem ser endógenas ou exógenas. sendo as primeiras, quaisquer alterações

determinadas no período de formação do germe dental e as exógenas ocorridas após a erupção dos dentes. dentre as causas endógenas pode-se citar a amelogênese imperfeita, hipoplasia do esmalte, fluorose dental, alterações por tetraciclinas, dentinogênese imperfeita, icterícia ou distúrbios hepáticos porfirismo congênito e eristoblastose fetal.

as causas das alterações exógenas ocorrem após a formação do elemento dental e podem ser classificadas em extrínsecas e intrínsecas. leia as alternativas abaixo e assinale a verdadeira sobre as alterações exógenas.

escolha uma:
a.
alterações também podem ser causadas por desgaste fisiológico dos dentes expondo a coloração amarelada própria da dentina.

b.
a calcificação distrófica da polpa não causa escurecimento coronário devido a obliteração da câmara pulpar por deposição de cálcio.

c.
na hemorragia pulpar pós-traumatismo o sangue penetra nos túbulos dentinários onde ocorre a sua degradação. nos pacientes jovens os canalículos são mais estreitos e o sangue tem menor poder de penetração.

d.
materiais obturadores que contém iodofórmio ou prata nunca alteraram a cor dos dentes.

e.
as causas exógenas de caráter extrínseco são alterações que se originam no interior da câmara pulpar.

1 Resposta

  • Mariarosadasilva

    Olá!

    A resposta correta encontra-se na letra a. Alterações também podem ser causadas por desgaste fisiológico dos dentes expondo a coloração amarelada própria da dentina.

    Sabe-se que a exposição da dentina pode levar a coloração amarelada dos dentes.

    Vale ressaltar que existem alguns materiais que podem levar a estes efeitos na dentina, como iodofórmio ou prata.

    Espero ter ajudado, bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.