As infecções do trato urinário são as que mais acomete a mulher grávida, onde a Escherichia coli

é responsável por cerca de 80% dos casos. Nos casos de pielonefrite, onde a infecção é localizada no parênquima renal, com presença de febre e sensibilidade na lombar ou dor, acompanhada geralmente de disúria e urgência urinária é indicada antibioticoterapia devido a leucocitose (aumento de leucócitos acima do limite), piúria (pus na urina) e bacteriúria (bactérias na urina). Considerando o contesto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

I- As manifestações clínicas são: dor à palpação na região hipogástrica (bexiga), dor ao toque vaginal, dor em baixo ventre, em algumas situações Giordano positivo (dor à percussão na região lombar), polaciúria (urina frequente), poliúria (grande volume de urina num dado período), disúria (dor ao urinar), nictúria (urina noturna maior que a diurna), lombalgia uni ou bilateral, náuseas e vômitos, febre e calafrio, irritabilidade uterina que leva ao trabalho de parto.

PORQUE

II- Alguns fatores podem predispor a infecção na gestação, como alterações hormonais (principalmente a progesterona que causa dilatação da pelve renal e estreitamento de segmento inferior, determinando retardo do débito urinário) e pressão do útero sobre os ureteres (o que resulta em estase urinária e maior risco de infecção).

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

RESPONDER

Rose está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.