As manchas da pele causadas pela gestação recebem o nome de cloasma gravídico, eles ocorrem sobre ação
direta dos hormônios femininos. Durante a gestação, vários fatores facilitam o desenvolvimento de pigmentação cutânea na pele. O cloasma é definido como uma dermatose adquirida, caracterizada por manchas hiperpigmentadas irregulares na pele. As manchas caracterizam-se pela pigmentação melânica irregular, preferencialmente na face. A luz solar e a predisposição genética são fatores importantes. Tomando como referência as especificidades do tratamento para cloasma gravídico, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.( ) O ácido glicólico, provindo da cana-de-açúcar, é muito utilizado na área estética, pois não tem ação sistêmica, não provoca grandes irritações e também é pouco fotossensibilizante, podendo ser utilizado por nutrizes e grávidas no ultimo período de gestação.
( ) O ácido mandélico, originado das amêndoas, é o ácido menos irritante para a pele quando comparado aos outros, por isso pode ser utilizado com segurança por grávidas.
( ) O único ácido que tem comprovação quanto a segurança do seu uso em grávidas e nutrizes é o ácido azelaico. Lembrando que isso deve ocorrer com prescrição médica.
( ) Os cloasmas gravídicos são formados devido aos hormônios da gestação e ao aumento da produção de melanina, causando assim a alteração na pigmentação da pele, são normais e fisiológicos durante a gravidez e podem desaparecer depois da gravidez.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – V – F – V.
b.
V – F – V – V.
c.
V – V – F – F.
d.
V – F – V – F.
e.
F – F – V – V. Correto
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
carolinegigi
1 - Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 12° semana de gestação (Captação precoce)
2 - Atraso menstrual, Manifestações clínicas (Náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária e sonolência), Modificações Anatômicas (aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal).
3 - Amolecimento da cérvice uterina, com posterior aumento do seu volume; Paredes vaginais aumentadas, com aumento da vascularização; Positividade da fração beta do HCG no soro materno a partir do oitavo ou nono dia após a fertilização.
4 - Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas); Ultrassonografia: o saco gestacional pode ser observado por via transvaginal com apenas 4 a 5 semanas gestacionais e a atividade cardíaca é a primeira manifestação do embrião com 6 semanas gestacionais.
5 - Aumento da sensibilidade, aumento da temperatura, aumento da atividade das glândulas sudoríparas, hiperpigmentação (ação hormonal) - vulva, mamas e umbigo; Cloasma.
6 - Pirose, Constipação, Sialorreia e Sangramento gengival, náuseas e vômitos, diminui a produção de secreção gástrica, diminui o tônus e motilidade gástrica.
7 - Aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, aumento de 50% do volume sanguíneo, edema e varizes.