As políticas públicas de saúde do Brasil são dinâmicas e são construídas conforme a necessidade da

população e suas características. Nessas políticas, o atendimento é um direito de todo o cidadão, seja ele pertencente ao grupo vulnerável ou portador de transtorno mental. FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações:

I. As políticas de saúde com populações vulneráveis, atuam através de ações em grupos de pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas negras e pessoas do grupo LGBT.
II. Os Centros de Atenção Psicossocial, conhecidos popularmente como CAPS, realizam um serviço de atendimento de saúde mental. Esses centros, foram criados para auxiliar os hospitais psiquiátricos ao realizar acompanhamento clínico nesses locais.
III. A lei da Reforma Psiquiátrica, foi um passo importante para a transformação do modelo de saúde mental, e a partir dela foi criada a Política Nacional de Saúde Mental. A partir dessa lei, a pessoa portadora de transtorno mental tinha o direito à presença de um médico para explicar a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.
IV. A Política Nacional para População em Situação de Rua (2009), define esse grupo como heterogêneo, que tem a pobreza extrema como característica comum e não possuem moradia convencional regular. Assim, um dos objetivos dessa política está em oferecer programas de qualificação profissional para facilitar o acesso ao mercado de trabalho dessa população vulnerável.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.

RESPONDER

Joaoguiopdsfze está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.