“As questões relacionadas com a pobreza e insegurança alimentar estão, em primeira instância, vinculadas

a uma concepção de Direitos Humanos. A alimentação é um requisito básico para a existência humana e por isso uma condição inalienável dos povos. Em 1948 foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que consagrou internacionalmente a alimentação como um direito humano fundamental”.

Disponível em:. Acesso em: 11 de Set. 2019.

Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. No Brasil, informações a respeito de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que por sua vez estão mais vulneráveis à insegurança alimentar e nutricional e à fome, são reunidas em um sistema de informações nomeado como Cadastro Único e é a partir dele que todas as instâncias do governo (federal, estadual e municipal) planejam e implementam políticas públicas capazes de promover melhorias na vida de famílias

II. O Cadastro Único é feito pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência da família, sendo possível a inclusão de famílias indígenas e quilombolas para que também possam ter acesso aos benefícios através deste cadastro

III. Desde a Constituição de 1988, programas governamentais com caráter social e com vistas à redução da miséria e da fome em nosso país foram sendo criados e a seguir, apresentaremos os programas que na atualidade ainda estão em andamento e têm papel importante na luta pela Segurança Alimentar e Nutricional.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:

1 Resposta

  • heylivis

    ( V ) Justamente pelo entendimento de que a insegurança alimentar acontecia nos países pobres devido à produção insuficiente de alimentos, a partir de 1950 aconteceu no mundo um movimento chamado de Revolução Verde, o qual promovia o uso de sementes originárias de variedades genéticas que apresentavam alto rendimento, utilização de insumos químicos como os pesticidas e fertilizantes; inovação tecnológica referente ao uso de maquinários desde o plantio até a colheita da produção agrícola.

    ( F ) Notou-se aumento na produção alimentícia,  com impacto importante sobre a fome, porém causando ainda diversas consequências ambientais, econômica e sociais à vários países que sofrem com essa problemática até hoje, como contaminação do solo e dos alimentos com agrotóxicos, redução da biodiversidade, êxodo rural, entre outros.

    ( V ) Na década de 70 aconteceu a I Conferência Mundial de Segurança Alimentar justamente pela constatação de escassez de alimentos em vários países, reforçando a compreensão sobre a necessidade de haver maior disponibilidade de alimentos, relacionando então a Segurança Alimentar à capacidade de produção e também a capacidade de armazenamento e oferta dos alimentos, garantindo a regularidade do abastecimento; porém deixando a preocupação com o direito humano em segundo plano.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.