CASO CLINICO Paciente do sexo masculino,38 anos de idade, 68,4kg 1,68m, portador de insuficiência

renal crônica (IRC) dialítica anúrica, foi diagnosticado com neoplasia maligna sem especificação de localização. Apresenta múltiplas lesões nodulares hipodensas e hipovasculares difusamente distribuídas pelo parênquima hepático. De aspecto indeterminado, podendo corresponder a processo secundário; doença renal policística; sinais de osteodistrofia renal. Esofagite erosiva grau C. Alterações e adenoma de paratireoide direta. Dois meses após os resultados dos primeiros exames, outros exames revelaram nódulos hepáticos secundários, hepatomegalia, rins policísticos e esplenomegalia. Faz uso dos medicamentos cálcio, ácido acetilsalicílico, ácido fólico e eritropoietina.
O medico oncologista reuniu-se com a equipe multidisciplinar de terapia antineoplásica, formada por ele, pelo enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo do serviço. Com o objetivo de discutirem sobre o inicio da terapia medicamentosa e da não medicamentosa para o paciente
A equipe decidiu pela utilização de um protocolo exclusivo de quimioterapia baseado na administração semanal de CISPLATINA 40mg diluída em solução fisiológica (SF) 0,9%, via intravenosa (IV), com todas alterações necessárias devido ao quadro de IRC do Paciente.

Discuta o que se pede:
a)Quais os processos farmacocinéticos estão comprometidos nesse paciente?
b)Quais os riscos de administração do medicamento CISPLATINA para esse paciente?
c)Para esse paciente, a equipe decidiu sobre a utilização de apenas quatro medicamentos de suporte pre-quimioterapia (dexametasona, ranitidina, ondansetrona e metoclopramida, via IV, diluídos em solução fisiológica 0,9%) como estratégia profilática ao surgimento de reações adversas. Pacientes que não apresentam insuficiência renal também recebem, durante a quimioterapia, outros medicamentos de suporte como medicamentos diuréticos (furosemida e manitol 20%, por exemplo) e eletrólitos (sulfato de magnésio e cloreto de potássio, ambos 10%). Além disso, a quimioterapia a base de CISPLATINA requer hiper-hidratação durante a pré e a pós-quimioterapia. Realize uma pesquisa sobre as características farmacocinéticas da CISPLATINA e sobre a sua toxidade e pondere sobre a não utilização de hiper-hidratação, eletrólitos e diuréticos no paciente com IRC.
d)Habitualmente, paciente em quimioterapia com CISPLATINA recebem os medicamentos pré-quimioterapia, a CISPLATINA e os medicamentos pós quimioterapia, cada um diluído em SF 0,9% 1000ml para o nosso paciente, os medicamentos pre-quimioterapia foram administrados em SF 0m9% de 1000ml, enquanto a CISPLATINA foi administrada em SF 0,9% 250mL. Discuta sobre os fatores que levar a equipe multidisciplinar a tomar essa decisão e se você está de acordo com ela.
e)Considere o tempo de meia vida da CISPLATINA e avalie qual o melhor dia da semana para que esse paciente receba a quimioterapia, uma vez que ele realiza hemodiálise as segundas, quartas e sextas-feiras. Justifique a sua resposta.

1 Resposta

  • Ferkaso

    1- Condições gerais; informações significativas; conhecimento técnico; científico; e processo de enfermagem
    2-  4, 2, 1, e 3.
    3-  Supervisão das imunizações; Alimentação saudável; Prevenção de acidentes e medidas de prevenção e cuidado à criança em situação de violência. 

Clique aqui para adicionar a sua resposta.