Considere que você é um enfermeiro atuante em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Recorrentemente, a família de um paciente acamado, com se...
Considere que você é um enfermeiro atuante em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Recorrentemente, a família de um paciente acamado, com sequelas motoras decorrentes de um acidente vascular encefálico, busca atendimento devido a seu emagrecimento severo, à presença de lesões por pressão, à atrofia dos membros superiores e inferiores e a desmaios de repetição.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
hudsonr2
A identificação das necessidades de saúde é um momento central para a garantia da oferta de cuidados seguros e de qualidade.
Para tanto, na situação apresentada, o enfermeiro deverá atuar nos sistemas corpóreos afetados, procedendo a ações como:
- orientar a família em relação à alimentação assistida, inclusive acionando a equipe médica para avaliação da necessidade de via alternativa de nutrição (como no caso de passagem de sonda nasoenteral);
- identificar fatores colaborativos do emagrecimento severo e, se necessário, acionar a equipe médica para início da investigação diagnóstica;
- avaliar as lesões por pressão, prescrever os cuidados e orientar a família para a sua correta execução;
- analisar os motivos da não realização de sessões de fisioterapia motora em domicílio;
- analisar a ocorrência dos desmaios de repetição, verificando se estão relacionados à reduzida oferta de nutrientes, se são de natureza farmacológica ou se decorrem de outras causas.
Entretanto, considerando a realidade em que esse paciente e sua família estão inseridos, outras ações são fundamentais para potencializar o atendimento efetivo a suas necessidades em saúde, como encaminhar para:
- seguimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), uma vez que a UPA não tem essa finalidade;
- o Serviço Social da localidade, a fim de analisar as vulnerabilidades sociais desse núcleo familiar e proceder a alternativas para mudança;
- equipamento de saúde que dispense insumos e dieta enteral (caso prescrita), bem como o relacionado à realização dos curativos diários em domicílio.