De acordo com Fernandes e Silva (2007, p. 113), há uma regra básica para garantir a qualidade no atendimento.

O socorrista deve iniciar o socorro à vítima, através do seu contato com ela, com base em quatro fases: informar, ouvir, aceitar e ser solidário. Ao iniciar o atendimento à vítima, é importante realizar os procedimentos e as técnicas com atenção. Sobre algumas orientações para iniciar o socorro à vítima, analise as sentenças a seguir: I- O socorrista deve perguntar à vítima o que aconteceu de fato.
II- O socorrista deve realizar algumas perguntas à vítima.
III- Avaliando a cena antecipadamente, é possível prevermos alguns riscos e evitá-los que estes gerem uma segunda vítima.
IV- Em solidariedade à vítima, o socorrista deve permanecer com ela, nem que para isso coloque em risco a sua própria segurança.

1 Resposta

  • Alice

    Sobre as orientações para iniciar o socorro à vítima, as sentenças corretas são a I e a IV. Letra B.

    Em relação à sentença I, é importante que a vítima, quando está consciente, saiba o que o socorrista está fazendo com ela, uma vez que terá mais confiança no processo e na pessoa que lhe atende, além de poder auxiliar, no que se refere à informações quanto à alergias, reações adversas, comorbidades, fobias, etc.

    Já referente à sentença IV, a vítima está em situação de vulnerabilidade, preferindo que alguém fique por perto dela, no caso, o socorrista, que tem como ajudá-la da forma que necessita no momento.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.