Descreva e identifique as diversas vias de administração


1 Resposta

  • Kailanerayssa

    1) (UTFPR/2018) A água, os alimentos e o ar podem ser importantes veículos de transmissão de doenças,  porém algumas doenças precisam de vetores para transmiti-las. Assinale a alternativa que apresenta  doenças cujas medidas profiláticas sejam a eliminação do vetor.

    E) Malária e dengue.

    2) (Cesgranrio/2014) Com 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é uma das maiores cidades  brasileiras em que a leishmaniose visceral é endêmica – surgiram 1.255 casos entre 2001 e 2011.  Causada por um parasita de uma só célula – o protozoário Leishmania infantum ou chagasi – […] pode ser letal se não tratada.

    BUENO, Daniel. Infecções silenciosas. Revista Pesquisa FAPESP . São Paulo, n.204, fev.2013, p.12.

    A doença parasitária à qual o texto acima se refere tem como profilaxia.

    E) controlar a população de ratos através do saneamento básico e melhoria das galerias pluviais.

    3) (UEG/2014) Alguns protozoários atuam como parasitas do ser humano e outros seres vivos como, por  exemplo, o Trichomonas vaginalis. Esse parasita é capaz de promover danos na mucosa tubária, com  destruição das tubas uterinas e impedimento da passagem dos gametas.  Sobre a doença causada pelo T. vaginalis, verifica-se que.

    B) a infecção de repetição predispõe à infertilidade feminina.

    4) (UEG/2016) O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a  doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chadas ao investigar a presença do protozoário no  sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão  da doença é:

    C) pelo vetor, seguida pela transfusão de sangue e, menos frequentemente, por transplante de órgãos.

    5) As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:

    A) Malária, toxoplasmose, doença de chagas e leishmaniose.

    6) (FUVEST 2001)  Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é  portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:

    D) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.

    7) A amebíase é uma doença causada por um protozoário conhecido como Entamoeba histolytica. A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta.

    E) A Entamoeba histolytica é um protozoário flagelado.

    8) (UEL) Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Nas alternativas abaixo, identifique  aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente  relacionados.

    A) Trypanosoma cruzi, triatomídeo, doença de Chagas.

    9) Escreva 2 viroses, 2 bacterioses, 2 micoses e 2 protozooses. Escolha uma que te chamou mais atenção e descreva-a.

    Viroses:

    Herpes e dengue.

    Descrição:

    O herpes causa bolhas ou ulcerações na boca ou nos órgãos genitais e, muitas vezes com a primeira infecção, uma febre e sensação geral de mal-estar. O vírus infecta, por vezes, outras partes do corpo, incluindo olhos e cérebro.

    Bacterioses:  

    Cárie e cólera.

    Descrição:

    A infecção por cólera é normalmente leve e assintomática, mas, por vezes, pode ser grave, resultando em diarreia aquosa profusa, vômito e câimbras nas pernas. O paciente rapidamente perde fluidos corporais, o que leva à desidratação e ao choque.

    Micoses:

    Candidíase e tinha.

    Descrição:

    A tinha é uma micose caracterizada por manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas, e que coçam. As tinhas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum as dos pés, como “pé-de-atleta” ou “frieira”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo, formando uma placa com crostas, com coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. A tinha do couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.

    Protozooses:

    Doença do sono e doença de chagas.

    Descrição:

    Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana é uma doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos da subfamília Triatominae. Ao longo do curso da infecção o indivíduo pode ter febre, mal-estar, inchaço de um olho, inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto, fadiga, irritação sobre a pele, dores no corpo, dor de cabeça, etc.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.