'Displasia do quadril é um termo que denota uma anormalidade no tamanho, na morfologia, na orientação

"Displasia do quadril é um termo que denota uma anormalidade no tamanho, na morfologia, na orientação anatômica ou na organização da cabeça femoral, na cavidade acetabular ou em ambos. A displasia acetabular é caracterizada pelo acetábulo imaturo, com a cavidade rasa que pode acarretar a subluxação ou a luxação da cabeça femoral. Na subluxação do quadril, a cabeça femoral está deslocada de sua posição anatômica normal, mas ainda mantém algum contato com a cavidade acetabular. Na luxação do quadril não ocorre nenhum contato entre a cabeça femoral e a cavidade acetabular. Denomina-se “quadril instável” aquela articulação que se apresenta reduzida, na posição anatômica, mas em que é possível provocarmos a subluxação, ou a luxação da articulação. No recém-nascido e nos bebês o diagnóstico da Luxação Congênita do Quadril é eminentemente clínico e realizado com as manobras de Ortolani e de Barlow." GUARNIERO, R. Displasia Do Desenvolvimento Do Quadril: atualização. Rev Bras Ortop, v.45, n.2, p.116-21, 2010.

Considerando a manobra de Ortolani, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

1 Resposta

  • Aryanemendes

    A alternativa D) é a correta.

    Qualquer procedimento ou teste feito com articulações deve ser feito com calma e apenas com a força necessária, sem exacerbar, já que são pontos dolorosos, e a técnica prevalece sobre a força.

    A articulação do quadril é formada pelos ossos do fêmur e do acetábulo da pelve, essa articulação se chama femuroacetabular, uma articulação sinovial que absorve muito impacto em todos os movimentos.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.