Em conformidade com smirmaul (2017), a mecanização da vida diária e a revolução digital diminuíram
enormemente a necessidade de locomoção do homem. dos caçadores-coletores até a revolução digital, verificou-se a redução extrema dos níveis de atividade física realizados pelo homem. schmidt, m. i. et al. chronic non-communicable diseases in brazil: burden and current challenges. lancet, v. 377, n. 9781, p. 1949-1961, 2011. considerando o contexto apresentado e os estudos da disciplina, assinale a alternativa correta: alternativas alternativa 1: durante a evolução da humanidade, sua existência e continuidade só foi possível por conta da escassez de alimentos e da alta demanda de movimento corporal. isso auxiliou na manutenção da reserva energética para a sobrevivência. alternativa 2: o corpo humano adaptou-se durante 71 mil gerações. nesse sentido, ao longo da evolução da história da humanidade, o organismo humano conseguiu se integrar com a realidade imposta pelo desenvolvimento tecnológico. portanto, pode-se afirmar que as patologias que acometem o ser humano nos dias atuais são decorrentes estritamente da má alimentação. alternativa 3: nos antepassados, o acúmulo de gordura corporal era benéfico, pois ele promovia a reserva energética para a sobrevivência. contudo, nos dias atuais, com a disponibilidade ilimitada de alimentos, surgiram várias doenças, como a obesidade e as doenças crônicas não-transmissíveis, que ocasionam a redução da expectativa de vida. alternativa 4: a redução da atividade física causou um equilíbrio corporal, uma vez que nos dias atuais, a expectativa de vida do homem é demasiadamente maior que em seus antepassados. essa circunstância ocorre pois o homem se alimenta melhor e tem a capacidade de descansar para evitar sobrecargas e lesões. alternativa 5: o organismo humano apresenta dificuldade para se adaptar à escassez de alimentos e à elevada demanda de atividade física. por outro lado, baixos níveis de atividade física estão associados a um maior risco de doenças (principalmente as crônicas) e redução da expectativa de vida.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
camila5715
Olá!
Vamos dividir a questão de acordo com as alternativas:
I - Correta.
II - Incorreta. O ser humano é uma espécie totalmente adaptável. No entanto, não foi somente a má alimentação que tem impulsionado as doenças que nos acometem hoje em dia, mas também o sedentarismo.
III - Incorreta. O problema não é a ilimitada quantidade de alimentos, mas o equilibro entre se alimentar e se exercitar. No momento em que o ser humano não se preocupa com a saúde, isso passa lhe gerar problemas, como doenças.
IV - Incorreta. A redução da atividade física gerou um desequilíbrio corporal, uma vez que o ser humano foi feito para se manter sempre em movimento e estimular sempre o seu metabolismo.
V- Incorreta. O organismo humano não possui dificuldades de se adaptar a escassez de alimentos, visto que nossos antepassados usavam isso como um desafio e conseguiam sobreviver.
A alternativa correta é a I.
Espero ter ajudado!