Embora o indivíduAssim, a adesão a um determinado projeto profissional – e as suas dimensões éticas
e políticas – supõe decisões de valor inscritas na totalidade dos papeis e atividades que legitimam a relação entre o indivíduo e a sociedade. Nem sempre os papeis sociais e as atividades desempenhadas pelos indivíduos estão em concordância, formando o Assim, a adesão a um determinado projeto profissional – e as suas dimensões éticas e políticas – supõe decisões de valor inscritas na totalidade dos papeis e atividades que legitimam a relação entre o indivíduo e a sociedade. Nem sempre os papeis sociais e as atividades desempenhadas pelos indivíduos estão em concordância, formando um todo coerente. Quando não estão, instituem conflitos morais – que ocorrem quando os valores podem ser reavaliados, negados ou reafirmados.” BARROCO, M. L. S. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 205.A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da importância da reflexão ética na formação e no exercício profissional do/a assistente social, pode-se afirmar que:
a.
os preceitos éticos do liberalismo devem estar em consonância com a grade curricular do exercício profissional para apreensão crítica de seus elementos no cotidiano.
b.
um dos desafios existentes é a atuação profissional com base no conhecimento do cotidiano, de forma a articular as notícias populares à intervenção profissional, ainda que repletos de moralismos.
c.
a dimensão ética, no Serviço Social, realiza-se de forma isolada às demais dimensões, tendo em vista que é a dimensão mais importante, sobrepondo-se às dimensões política e teórico-metodológica.
d.
a ética liberal é um elemento fundamental ao exercício profissional, bem como à formação profissional, pois é a ética presente na sociedade.
e.
a capacitação e/ou formação continuada é um desafio a ser superado para enfrentamento do pensamento conservador e da alienação que se apresenta no cotidiano.
seja simultaneamente um ser singular e genérico não é através da sua sinI. ( ) É no âmbito do cotidiano que os seres sociais vão incorporar os hábitos e as múltiplas normas comportamentais da sociedade. II. ( ) A vida cotidiana é insuprimível, portanto, não pode ser exterminada dos seres sociais. III. ( ) A vida cotidiana é o lugar do pensamento e da reflexão ética aprofundada, tendo em vista suas características fundamentais. IV. ( ) Isento da espontaneidade característica da reflexão ética, o cotidiano é livre do imediatismogularidade que ele se expressa como representante do gênero humano. Isto porque a consciência do humano jamais se orienta para o ‘eu’, característico da esfera da vida cotidiana; nela, as necessidades humanas tornam-se conscientes para os indivíduos [...]”. BARROCO, M. L. S. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 37. Com base no texto é possível inferir que, na esfera da vida cotidiana, as necessidades individuais se sobrepõem à genericidade. Considerando essas informações, analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) É no âmbito do cotidiano que os seres sociais vão incorporar os hábitos e as múltiplas normas comportamentais da sociedade. II. ( ) A vida cotidiana é insuprimível, portanto, não pode ser exterminada dos seres sociais. III. ( ) A vida cotidiana é o lugar do pensamento e da reflexão ética aprofundada, tendo em vista suas características fundamentais. IV. ( ) Isento da espontaneidade característica da reflexão ética, o cotidiano é livre do imediatismo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
carolinegigi está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.