(ENADE 2013 Biomedicina – adaptada) A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de

infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. O período de incubação da hanseníase é de 2 a 7 anos. O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas no conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social. Considerando o texto acima e conteúdo correlato, é possível afirmar que: A)
A hanseníase tem curto período de incubação e sua frequência se distribui igualmente, independentemente de faixa etária; entretanto, alguns fatores podem interferir na taxa de incidência, tais como: áreas endêmicas, exposição precoce e focos domiciliares.

B)
A patogenicidade da hanseníase está relacionada a capacidade que o agente infeccioso tem de produzir sintomas em maior ou menor proporção nos hospedeiros infectados.

C)
Na hanseníase é inadequado usar o termo infectividade.

D)
A infectividade da hanseníase é a capacidade que o Mycobacterium leprae tem produzir sintomas em maior ou menor proporção nos hospedeiros infectados.

E)
O Mycobacterium leprae é um agente infeccioso que se caracteriza por alta infectividade e alta patogenicidade, propriedades essas que ocorrem em função de suas características biológicas intrínsecas.

RESPONDER

dailaneazevedo está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.