Leia o caso clinico abaixo e responda as questões 1 a 5. S. C.R. I, 69 anos, casado, três filhos, natural

do RJ, reside em SP e atua como autônomo na área de construção civil há 29 anos. Possui histórico familiar de pai com câncer de próstata e mãe com miocardiopatia dilatada e distúrbio de coagulação. Há 2 anos, em consulta de rotina ao urologista, foi detectada alteração prostática ao exame retal digital, apresentava superfície prostática com irregularidade à direita, volume aumentado e consistência endurecida. Após a consulta, o urologista solicitou antígeno prostático especifico PSA, cujo resultado basal foi de 16,3mg/mL, e biópsia, cujo resultado foi de adenocarcinoma da próstata. Ao exame físico: peso 84 kg, altura 1,85m, pressão arterial 125X80 mmHg, frequência cardíaca 86bpm, ausculta: pulmões com presença de murmúrios vesiculares, coração: bulhas normofonética e ausência de sopros, abdome: plano, sem massas palpáveis e ruídos hidroaéreos presente, fígado: abaixo do rebordo costal, baço: não palpável, MID: edema 2/+++, rubor e dor ao toque. Paciente relata que o MID doendo desta a semana anterior e vem piorando a cada dia o edema, rubor e desde ontem começou a claudicar.

1- Diante dos sinais e sintomas, qual doença de base você teria como suspeição diagnóstica para S. C.R. I?

2- Porque a doença de base de S. C.R. I pode ser a causa dos sinais sintomas como: fígado: abaixo do rebordo costal, baço: não palpável, MID: edema 2/+++, rubor e dor ao toque. Paciente relata que o MID doendo desta a semana anterior e vem piorando a cada dia o edema, rubor e desde ontem começou a claudicar.

3- Identifique a principal complicação que S. C.R. I está desenvolvendo.

4- Trace dois cuidados de enfermagem e para o processo de adoecimento oncológico.

5- Trace dois cuidados de enfermagem e para o processo de adoecimento do sistema venoso.

1 Resposta

  • daymano

    A alternativa B) apresenta as afirmativas corretas em relação à orientação a ser  dada ao paciente.

    O paciente deve ser encaminhado a um urologista, onde será avaliado se há possibilidade de desobstrução por cirurgia uretral.

    As cirurgias através da uretra são complexas demais, a uretra é uma especie de vaso condutor de urina formada por tecido epitelial e conjuntivo, é extremamente delgado e frágil.

    Por ser uma região muito frágil, as suturas podem sofrer de deiscência, a uretra pode ser rompida, entre outros riscos difíceis de serem contornados.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.