Maria, 58 anos, consulta o médico apresentando queixa de tristeza, estresse, dificuldade para dormir e perda

de motivação para o trabalho e vida social. Informa que tem fortes dores na coluna e faz uso contínuo de analgésicos (tramadol e meperidina). Para o controle da hipertensão arterial, faz uso de hidroclorotiazida e propranolol. A paciente é diagnosticada com depressão maior e, além de encaminhá-la para psicoterapia, o médico prescreve tranilcipromina. Passadas quatro semanas, a paciente retorna e informa o médico de que não houve melhora no quadro depressivo.
O profissional, então, prescreve fluoxetina. Essa substância, um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, está relacionada a diversas interações medicamentosas relativas a mecanismos farmacocinéticos e farmacodinâmicos.
Quais interações podem estar associadas ao uso de fluoxetina na paciente?
a)A fluoxetina pode inibir o metabolismo hepático e causar aumento do efeito do propranolol, podendo desencadear toxicidade cardíaca.

b)A fluoxetina é um inibidor da CYP450 2D6, podendo inibir o metabolismo dos analgésicos opioides, tais como tramadol, metadona, codeína e oxicodona.

c)O uso concomitante de fluoxetina e tramadol pode desencadear síndrome serotoninérgica com risco de convulsão e coma.

d)A associação da fluoxetina com um antidepressivo IMAO está contraindicada devido ao risco de síndrome serotoninérgica fatal.

e)Todas as alternativas estão relacionadas a interações medicamentosas envolvendo o uso de fluoxetina.
ME AJUDEM POR FAVOR

1 Resposta

  • Yarawaneska

    1)b III e IV
    2)c II e III
    3)d

Clique aqui para adicionar a sua resposta.