“Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell & Clark (1976), três níveis de prevenção que

“Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell & Clark (1976), três níveis de prevenção que inter-relacionam atividade médica e saúde pública. Nesse esquema, a promoção da saúde era concebida apenas como um elemento da prevenção primária e voltada mais para os aspectos educativos individuais. No entanto, a partir da década de 80, após a Carta de Otawa, a promoção da saúde foi revalorizada, tornando-se objeto de políticas públicas em várias partes do mundo. Diferentemente da promoção da saúde, a prevenção de enfermidades tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a afetar um indivíduo.” Fonte: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências
Revista Interfaces: Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a dos níveis de prevenção, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta

1. a imunoprofiláxia está associada ao nível primária por visa remover os fatores causadores de uma enfermidade.

2. apesar de a fisioterapia ser uma ampla área de atuação, na saúde coletiva esta é restrita à prática da reabilitação.

3. a promoção a saúde, apesar de ser prevenção primária, não tem um evento positivo, pois não atua diretamente sob o agente causador da doença.

4. uma das lutas atuais da fisioterapia é conquistar o direito de poder prestar assistência domiciliar aos pacientes dos programas de saúde coletiva.

5. a vacinação visa corrigir de maneira precoce um desvio da normalidade, por isso é classificada em prevenção secundária.

1 Resposta

  • Ferkaso

    desculpa, eu não sei ;-;

Clique aqui para adicionar a sua resposta.