Na membrana celular do eritrócito, existem estruturas herdadas geneticamente que podem ser estranhas em

organismos que não a possuam, podendo induzir a produção de resposta imune específica, sendo consideradas antígenos eritrocitários. Com o avanço da hemoterapia, esses antígenos foram agrupados de acordo com algumas características, como sua origem genética, em sistemas de grupos sanguíneos. O sistema ABO é o mais importante na prática transfusional, porém existem outros sistemas de grupos sanguíneos que também devem ser estudados e levados em consideração para se evitar reações transfusionais graves. A respeito dos sistemas de grupos sanguíneos, julgue os itens subsequentes. I – O registro de uma tipagem ABO e Rh prévia de um doador não serve para a identificação das unidades de sangue subsequentemente doadas pelo mesmo doador. Deve-se fazer a tipagem a cada doação.

II – Em 1901 o imunologista austríaco Karl Landsteiner descreveu o sistema ABO. Em 1939, o mesmo médico descreveu o sistema Rh. Seus achados foram revolucionários, evitando as constantes rejeições transfusionais da época. Karl foi agraciado com o prêmio Nobel de Medicina.

III – É necessário que o doador já saiba de antemão seu grupo sanguíneo uma vez que as campanhas de arrecadação de voluntários solicitam um ou outro tipo específico.

Marque a alternativa que elucida as sentenças corretas.

A.
Somente a III.

B.
Somente a II e a III.

C.
Nenhuma.

D.
Somente a I e a II.

E.
Todas.

1 Resposta

  • Jvoliveiraneonpfex

    não tem nada em baixo ???

Clique aqui para adicionar a sua resposta.