“Nas últimas décadas, a questão da segurança alimentar e nutricional ganhou centralidade na agenda

internacional, influenciando os acordos e compromissos de desenvolvimento dos governos nacionais. Fortemente influenciado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o conceito de segurança alimentar e nutricional, incialmente circunscrito à produção e formação de estoques de alimentos, foi sendo acrescido de distintas dimensões que influenciam o sistema alimentar mundial e as condições de vida das pessoas. No Brasil, o conceito surgiu como propósito de diversos projetos de alimentação e nutrição ao longo dos anos, e adquiriu especificidade própria conferida pelo amplo processo de participação social em torno da construção de uma agenda de segurança alimentar e nutricional, propiciando a criação de leis, planos e estruturas com vistas à implantação de um sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. A segurança alimentar e nutricional tem sido defendida como um eixo do desenvolvimento e um objetivo estratégico das politicas públicas nacionais fundamentadas no princípio da soberania alimentar e do direito à alimentação. A publicação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) estabeleceu o conceito de segurança alimentar e nutricional e criou as bases de construção e funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), alinhando políticas e ações aos objetivos da segurança alimentar e nutricional.” Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.

A Segurança Alimentar e nutricional é um tópico de grande interesse por parte do governo e dos profissionais da saúde. Você é um nutricionista recém contratado para trabalhar no Programa Saúde na Escola. Na tentativa de divulgar o tema, você decide organizar uma palestra informativa em uma escola de ensino médio, tratando principalmente dos tópicos abordados dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase à Segurança Alimentar e Nutricional.

Considerando os textos acima, redija um texto dissertativo sobre a Segurança Alimentar e nutricional, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Contemplando os seguintes aspectos:

a) Aspectos analisados na Segurança Alimentar e Nutricional;
b) 4 exemplos de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que possam ser trabalhados com os alunos;
c) Uma análise dos objetivos e expectativas que se esperam serem alcançados com a implementação dos ODS.
Produção de um texto

1 Resposta

  • Evellyn

    da Primeira Guerra Mundial / da Segunda Guerra Mundial / do pós-guerra.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.