No Brasil, os acidentes de trabalho matam mais que muitas doenças: o número de óbitos por acidentes no
trabalho é seis vezes maior do que por dengue, por exemplo. Entre 2007 e 2013, a doença matou 3.331 pessoas, enquanto 19.478 trabalhadores foram vítimas fatais de acidentes no trabalho. A sinalização é uma das mais importantes medidas de segurança para ambientes de trabalho em que os riscos de acidentes são iminentes como, por exemplo, na construção civil, transporte, hospitais e indústrias que lidam com máquinas e equipamentos pesados (seja na montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte).Em uma situação imediata diante um acidente de trabalho como um protocolo de primeiros socorros, qual ação adequada a ser tomada para preservação de vida da vítima e prevenção para futuros acidentes?
(O tema acima tem como objetivo, criar um debate entres vocês afim de incluir alternativas e propostas para um melhor atendimento a vitima. )
Fonte: Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
nicolle5189
Entre as medidas de proteção previstas pela NR-12 estão as medidas de proteção coletiva ou EPCs, administrativas ou de organização do trabalho e de proteção individual ou EPIs (como luvas, protetores auriculares, capacetes, botas, entre outros).
Os EPCs, dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva, englobam as medidas possíveis de sinalização existentes, que vamos enumerar a seguir. Mas, antes, é importante entender que os EPCs são muito importantes pois não dependem da atitude do funcionário para que sejam eficazes, sendo as medidas de proteção coletiva prioridade em qualquer empresa.
A empresa também deve seguir a NR-26, adotando placas para indicar e advertir sobre os riscos, utilizando recursos como cores, que servem para identificar equipamentos de segurança, para delimitar áreas, alertar sobre tubulações que conduzem líquidos e gases e advertir contra qualquer tipo de risco.
Como complemento à NR-26, é importante incluir as orientações da NBR-7195, regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta norma fixa as cores que devem ser usadas para a prevenção de acidentes, já que são empregadas para identificar e advertir contra riscos existentes no ambiente de trabalho.