-contra o jogador com 5 (6) faltas deverão ser registradas como falta de jogador, contando como uma das faltas de equipe e penalizadas
de acordo.
-. Quando um jogador abandona a quadra por ter cometido 5 (6) faltas, entra novamente na quadra como substituto e participa do jogo,
isto é considerado como uma falta técnica e deverá ser marcada contra o técnico da equipe.
-Em adição, quaisquer faltas marcadas contra o jogador com 5 (6) faltas deverá ser registrada como falta de jogador, contando como falta
de equipe e ser penalizada de acordo com o mesmo.
- Os seguintes erros significativos podem ter sido cometidos enquanto faz o registro do placar parcial na súmula:
- Uma cesta de três pontos foi convertida, mas somente 2 pontos foram adicionados no placar.
- Uma cesta de dois pontos foi convertida, mas 3 pontos foram adicionados no placar.
-Se o erro é descoberto durante o jogo pelo apontador, ele deverá esperar a primeira bola morta antes de fazer soar o seu sinal e chamar
-a atenção dos oficiais para parar o jogo e assegurar-se de que o erro seja corrigido.
-Se o erro é descoberto depois do final da partida, quando a súmula está sendo revisada pelo árbitro, mas antes dos oficiais assinarem a
-súmula, o árbitro deverá corrigir o erro e, possivelmente, o resultado final do jogo, se este é influenciado pelo mesmo erro.
-Se o erro é descoberto depois que a súmula foi assinada pelos oficiais, este erro não poderá mais ser corrigido pelo árbitro. Ele deverá
-enviar um relatório para a autoridade organizadora descrevendo o incidente.
-O cronometrista deverá manter um registro do tempo de jogo e tempo de paralisação, como determinado nestas Regras.
-O cronometrista deverá notar quando cada metade está para se iniciar, e deverá informar às equipes e aos oficias ou tratar que sejam
notificados, pelo menos três minutos antes.
- Para um tempo debitado, o cronometrista deverá ligar um relógio de trava e deverá fazer soar o seu sinal quando tenham passados 50
segundos desde o começo do tempo debitado.
-O cronometrista deverá indicar com um sinal sonoro, muito alto, o término do tempo de jogo em cada metade, período ou período extra.
10.5. Caso o sinal do cronometrista não soa ou não é ouvido, ele usará todos os meios possíveis à sua disposição para notificar o árbitro
imediatamente.
- Operador dos 30 Segundos: Deveres
- O dispositivo de 30 segundos deverá ser operado pelo operador de 30 segundos da seguinte maneira:
- Ele deverá ser posto em movimento tão logo um jogador adquira o controle de uma bola viva dentro da quadra.
- Ele deverá ser detido e desaparecerá o sinal do visor tão logo uma equipe perca o controle de bola (ver Art. 27.3).
- Ele deverá ser retornado a trinta (30) segundos e começar uma nova contagem apenas quando um novo período de trinta (30)
-segundos comece, tão logo um jogador estabeleça um próximo controle de bola na quadra.
- Se o jogo for parado devido a ação(ões) causada(s) pelo(s) oponente(s) da equipe que tenha o controle da bola, um novo período de 30
segundos deverá ser concedido à equipe com o controle de bola.
- O simples toque da bola pelo oponente não começa um novo período de 30 segundos se a mesma equipe continua com o controle de
bola.
- O aparelho de 30 segundos deverá ser retido mas não reiniciado quando:
-. A bola tenha saído da quadra e a reposição de fora para dentro será efetuada por um jogador da mesma equipe que detinha o controle
de bola.
11.1.4.2. Os oficiais tenham parado o jogo para proteger a um jogador lesionado da mesma equipe que detinha o controle de bola.
11.1.4.3. A partida é detida por ação(ões) causada(s) pela equipe com o controle de bola.
O operador de 30 segundos deverá recomeçar o dispositivo do tempo em que o mesmo foi parado tão logo quanto um jogador da
mesma equipe ganha o controle de bola na quadra depois de uma reposição de fora para dentro. Isto é também o caso quando o jogo é
parado por causa de um dos itens acima e um tempo debitado é solicitado.
11.1.5. Quando um jogador ganha o controle de bola (novo período de 30 segundos) e existem menos de 30 segundos restantes no relógio de
jogo, o dispositivo de 30 segundos não deverá funcionar, isto é o visor deverá apagar-se.
-Se soar o sinal de 30 segundos e não for ouvido pelos oficiais, jogadores e técnicos devido ao barulho e condições adversas na quadra
-e a partida continua, o operador de 30 segundos deverá proceder da seguinte maneira: O relógio da partida deverá ser parado simultaneamente com o sinal dos 30 segundos, no caso de eles ainda não serem sincronizados.
-O operador de 30 segundos deverá usar todos os meios para notificar os oficiais rapidamente (levantar-se e agitar suas mãos)
mariaeduardadeolivei
Explicação:
-contra o jogador com 5 (6) faltas deverão ser registradas como falta de jogador, contando como uma das faltas de equipe e penalizadas
de acordo.
-. Quando um jogador abandona a quadra por ter cometido 5 (6) faltas, entra novamente na quadra como substituto e participa do jogo,
isto é considerado como uma falta técnica e deverá ser marcada contra o técnico da equipe.
-Em adição, quaisquer faltas marcadas contra o jogador com 5 (6) faltas deverá ser registrada como falta de jogador, contando como falta
de equipe e ser penalizada de acordo com o mesmo.
- Os seguintes erros significativos podem ter sido cometidos enquanto faz o registro do placar parcial na súmula:
- Uma cesta de três pontos foi convertida, mas somente 2 pontos foram adicionados no placar.
- Uma cesta de dois pontos foi convertida, mas 3 pontos foram adicionados no placar.
-Se o erro é descoberto durante o jogo pelo apontador, ele deverá esperar a primeira bola morta antes de fazer soar o seu sinal e chamar
-a atenção dos oficiais para parar o jogo e assegurar-se de que o erro seja corrigido.
-Se o erro é descoberto depois do final da partida, quando a súmula está sendo revisada pelo árbitro, mas antes dos oficiais assinarem a
-súmula, o árbitro deverá corrigir o erro e, possivelmente, o resultado final do jogo, se este é influenciado pelo mesmo erro.
-Se o erro é descoberto depois que a súmula foi assinada pelos oficiais, este erro não poderá mais ser corrigido pelo árbitro. Ele deverá
-enviar um relatório para a autoridade organizadora descrevendo o incidente.
-O cronometrista deverá manter um registro do tempo de jogo e tempo de paralisação, como determinado nestas Regras.
-O cronometrista deverá notar quando cada metade está para se iniciar, e deverá informar às equipes e aos oficias ou tratar que sejam
notificados, pelo menos três minutos antes.
- Para um tempo debitado, o cronometrista deverá ligar um relógio de trava e deverá fazer soar o seu sinal quando tenham passados 50
segundos desde o começo do tempo debitado.
-O cronometrista deverá indicar com um sinal sonoro, muito alto, o término do tempo de jogo em cada metade, período ou período extra.
10.5. Caso o sinal do cronometrista não soa ou não é ouvido, ele usará todos os meios possíveis à sua disposição para notificar o árbitro
imediatamente.
- Operador dos 30 Segundos: Deveres
- O dispositivo de 30 segundos deverá ser operado pelo operador de 30 segundos da seguinte maneira:
- Ele deverá ser posto em movimento tão logo um jogador adquira o controle de uma bola viva dentro da quadra.
- Ele deverá ser detido e desaparecerá o sinal do visor tão logo uma equipe perca o controle de bola (ver Art. 27.3).
- Ele deverá ser retornado a trinta (30) segundos e começar uma nova contagem apenas quando um novo período de trinta (30)
-segundos comece, tão logo um jogador estabeleça um próximo controle de bola na quadra.
- Se o jogo for parado devido a ação(ões) causada(s) pelo(s) oponente(s) da equipe que tenha o controle da bola, um novo período de 30
segundos deverá ser concedido à equipe com o controle de bola.
- O simples toque da bola pelo oponente não começa um novo período de 30 segundos se a mesma equipe continua com o controle de
bola.
- O aparelho de 30 segundos deverá ser retido mas não reiniciado quando:
-. A bola tenha saído da quadra e a reposição de fora para dentro será efetuada por um jogador da mesma equipe que detinha o controle
de bola.
11.1.4.2. Os oficiais tenham parado o jogo para proteger a um jogador lesionado da mesma equipe que detinha o controle de bola.
11.1.4.3. A partida é detida por ação(ões) causada(s) pela equipe com o controle de bola.
O operador de 30 segundos deverá recomeçar o dispositivo do tempo em que o mesmo foi parado tão logo quanto um jogador da
mesma equipe ganha o controle de bola na quadra depois de uma reposição de fora para dentro. Isto é também o caso quando o jogo é
parado por causa de um dos itens acima e um tempo debitado é solicitado.
11.1.5. Quando um jogador ganha o controle de bola (novo período de 30 segundos) e existem menos de 30 segundos restantes no relógio de
jogo, o dispositivo de 30 segundos não deverá funcionar, isto é o visor deverá apagar-se.
-Se soar o sinal de 30 segundos e não for ouvido pelos oficiais, jogadores e técnicos devido ao barulho e condições adversas na quadra
-e a partida continua, o operador de 30 segundos deverá proceder da seguinte maneira: O relógio da partida deverá ser parado simultaneamente com o sinal dos 30 segundos, no caso de eles ainda não serem sincronizados.
-O operador de 30 segundos deverá usar todos os meios para notificar os oficiais rapidamente (levantar-se e agitar suas mãos)