O artigo 198 da Constituição Brasil, complementado pela Lei 8080, ao enfatizar o atendimento integral,
indica outro aspecto central para o trânsito do direito real à saúde. A afirmação do atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, que traduz a radicalidade da proposta face ao modelo de atenção à saúde, implantado até então no Brasil, baseado, de modo inequívoco, na medicina curativa e na atenção à doença. Um dos mais conhecidos sentidos atribuídos ao atendimento integral se refere ao reconhecimento do todo indivisível que cada pessoa e todo o povo, representa, trazendo como consequência a não-fragmentação da atenção, reconhecendo os fatores socioeconômicos e culturais como determinantes da saúde, e, principalmente, sugerindo um modelo integral de atenção. O SUS atende a estes requisitos?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tiraduvidas
os medicamentos estimulantes centrais podem atuar em diferentes regiões do sistema nervoso central (snc), sendo classificados de acordo com o local em que atuam de maneira predominante e, muitas vezes, até mesmo específica, em três grandes grupos:
estimulantes corticais;
estimulantes bulbares;
estimulantes medulares.
estimulantes corticais
os fármacos deste grupo atuam de forma preponderante sobre os centros superiores. nesta categoria encontramos a anfetamina e seus respectivos derivados e as metilxantinas (cafeína, teofilina, teobromina) e seus derivados.