O direito ao trabalho é considerado um dos direitos fundamentais da pessoa. Quanto ao conceito válido

sobre capacidade laboral, adotado pela Medicina Ocupacional, destaca-se a importância de avaliar as qualidades do trabalhador e sua capacidade de exercer a função para a qual foi contratado, ou que esteja concorrendo a uma vaga. Abre-se, portanto, um leque de possibilidades de respeito ou desrespeito às capacidades individuais, à sua individualidade e uso de seus dados. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indique as verdadeiras e as falsas:

I. A utilização de marcadores genéticos na área trabalhista tem grande potencial para uso não ético ao segregar indivíduos e buscar informações pessoais não relacionadas ao trabalho.
II. Utilizar marcadores genéticos para identificar doenças ou predisposição a elas serve apenas para indicar o melhor tratamento e a melhor posição que o candidato deve ocupar.
III. As revelações de informações sigilosas apenas se justificam quando há: risco de vida individual, risco de agravo a terceiros ou benefício social, efeito maior sobre os possíveis danos que o sigilo pode causar.
IV. Os testes genéticos possuem capacidade real de identificar uma doença que futuramente irá se expressar independente do estilo de vida.
V. As doenças de notificação compulsória, quando ocorrem no ambiente de trabalho, devem ser comunicadas ao dono da empresa e ele terá 15 dias para comunicar à autoridade sanitária local.

Escolha uma:
a. V; V; V; V; V
b. V; F; V; F; F
c. F; F; V; F; F
d. F; V; F; V; V
e. F; F; F; F; F

RESPONDER

Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.